Vitamina C reforça o sistema imunológico. Veja onde encontrá-la – em Nutrição

Para fugir das doenças de inverno é fundamental reforçar o sistema imunológico. Veja onde encontrar a vitamina C para se precaver contra gripes, alergias e resfriados

Reportagem: Carla Festucci



vitamina c

A vitamina C reforça o sistema imunológico e, por isso, ajuda a

prevenir as doenças de inverno, como gripes e resfriados

Foto: Divulgação

Junto com os dias mais frios chegam também as gripes, alergias e resfriados. Para não sofrer com esses problemas, típicos do inverno, é importante reforçar o sistema imunológico. E nessa missão a vitamina C é indispensável.

“A vitamina C ativa as células do sistema imunológico e sua capacidade proliferativa e funcional. Ela também é importante no tratamento das alergias e protege o sistema respiratório. Além disso, aumenta a mobilidade dos macrófagos [células que agem contra infecções] e tem a capacidade de estimular as células de defesa no organismo”, afirma Luciana Harfenist, nutricionista clínica funcional (RJ).

A vitamina C realmente previne e trata gripes e resfriados?

Segundo Alessandra Luglio, nutricionista consultora da Hero Nutritionals (SP), indiretamente ela previne sim, devido à sua ativa participação no sistema imunológico.


Quanto ao tratamento, Alessandra diz que a vitamina C não tem poder de tratar doenças. “Mas, uma vez que ela ajuda a fortalecer as defesas do nosso corpo, seu consumo durante quadros infecciosos reforça o sistema imunológico que, por sua vez, ‘brigará’ contra os vírus e as bactérias, acelerando a recuperação do organismo”, explica a nutricionista.

O artigo Vitamina C reforça o sistema imunológico. Veja onde encontrá-la – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/vitamina-c-reforca-o-sistema-imunologico-veja-onde-encontrala/2499

Deixe uma resposta