Use Máscara de Tratamento Como Condicionador

A matéria Use Máscara de Tratamento Como Condicionador você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.


Eu já falei disso antes, mas queria explicar melhor: se você tem cabelos secos ou danificados, você deve usar uma máscara capilar ao invés do condicionador. As máscaras capilares geralmente contêm óleos e agentes emolientes que são ideais para cuidar dos cabelos, mesmo no dia-a-dia, você não precisa usar a máscara capilar apenas quando fizer hidratações de vez em quando.

“Mas Ju, máscaras geralmente são mais caras e por isso prefiro usar o condicionador mesmo.” Tudo bem, mas ás vezes, muitas vezes, o condicionador não faz bem ao seu cabelo! O segredo está nos ingredientes. Vamos analisar, por exemplo, o condicionador e a máscara de tratamento da marca Organix, a linha que escolhi foi a Argan Oil, que foca em cabelos ressecados e danificados e imita a famosa linha Moroccan Oil. Os produtos da Organix podem ser encontrados em farmácias e seus produtos custam em média $7 dólares cada, bem mais em conta do que os produtos da Moroccan Oil.

organix mascara e condicionador argan oil

Já vou logo dizer que esta linha da Organix é bem medíocre. O shampoo, o óleo de tratamento e a máscara capilar, são até bons, porém não têm nada de muito especular, mas o condicionador é terrível! Por que será? Elementar, meu caro Watson, por causa dos ingredientes!

Note os rótulos do condicionador e da máscara capilar e veja que vários dos ingredientes são os mesmos. A maioria dos ingredientes são silicones, emulsificantes e preservantes. Ao ler rótulos os 6 primeiros ingredientes são os ativos, ou seja, são os que mais importam. Logo de cara, depois da água você vê um nome comprido listado no condicionador, o Disodium Laureth Sulfosuccinate. Se você lê o PB já deve saber que isso é um sulfato e que não deve fazer bem para o cabelo. Isso mesmo, um sulfato no condicionador que não beneficia o cabelo em nada! Não é um sulfato terrível e temido, como o Lauril, mas fazer bem, não faz. Aliás, em shampoo o Disodium Laureth Sulfosuccinate é até bem vindo, pois ele limpa o cabelo e não o danifica tanto quanto outros sulfatos, mas no condicionador ele é persona non grata.

E não é só a Organix que usa Disodium Laureth Sulfosuccinate em seus condicionadores, várias marcas fazem isso, como Frederic Fekkai e Ahava, dentre outras. Esse sulfato dá corpo e textura ao condicionador, mas não hidrata os cabelos. Os outros ingredientes no condicionador da Organix não são ruins, há muitos silicones e há alguns óleos hidratantes que ficam mais no meio da lista, ou seja em quantidades mínimas.

Já os ingredientes da máscara capilar da Organix são bem melhores, há os mesmos silicones e preservantes, mas há também glicerina, lanolina, óleo de jojoba e outros agentes emolientes e hidratantes que beneficiam o cabelo.

mascara capilar como condicionador

 

Nem todos os condicionadores no mercado contem sulfatos e em muitos casos, os condicionadores mesmo assim possuem agentes hidratantes que fazem bem para o cabelo. Como disse o Disodium Laureth Sulfosuccinate não faz mal, mas também não faz bem. A função do condicionador ou máscara capilar deve ser de hidratar e proteger os cabelos, não de limpar, para isso o shampoo já basta, sendo assim, use máscaras capilares no lugar do condicionador, ou use um condicionador que seja bem emoliente, quase mesmo como uma máscara.

Você sabe do que eu estou falando, você sabe que existem condicionadores bem ralinhos que não hidratam nada e outros mais viscosos que dão um bom trato nos cabelos. Opte por condicionadores mais turbinados ou vá mesmo de máscara capilar logo após usar o shampoo, deixe-a agir por 5 minutos e enxágue.

ATENÇÃO: Não use máscaras capilares que contêm proteína no dia-a-dia. Máscaras de tratamento com queratina e outras proteínas ressecam e quebram o cabelo quando usadas demasiadamente. Leia os ingredientes e saiba o que está usando no seu cabelo, assim não tem erro!

 

O artigo Use Máscara de Tratamento Como Condicionador foi originalmente publicado em http://feedproxy.google.com/~r/produtos-de-beleza/~3/5ATcCmRGtac/use-mascara-de-tratamento-como-condicionador.html

Deixe uma resposta