Usar Fio Dental é Realmente Necessário?

A matéria Usar Fio Dental é Realmente Necessário? você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.

Não se preocupem que isso não é um Publi pra Colgate ou Oral B, mas estou ás ordens caso as marcas se interessem! RISOS – Isso é realmente um serviço público, pois você talvez não saiba, mas usar fio dental é umas das coisas mais importantes para a sua beleza e saúde!

Eu vi um artigo na Revista Live Science agora há pouco que disse: Use fio dental ou morra! (Floss or Die) E é bem assim mesmo! Eu não tenho os dentes saudáveis e isso é genético, mas sei que poderia ter evitado dolorosas visitas ao dentista, caso tivesse usado fio dental mais frequentemente quando criança.

A Importância do Fio Dental

  • Quando comemos carboidratos, os microorganismos na placa dental os convertem em ácidos que descalcificam os dentes e a cárie começa a se formar. Os microorganismos também causam inflamação na gengiva e a gengivite destrói o osso que suporta o dente. E osso nunca mais se regenera!
  • O fio dental remove a placa e o biofilme formado sobre os dentes e entre os dentes.
  • Existem estudos que associam a incidência de doenças cardio vasculares (diabetes, obesidade, pneumonia) à e doenças periodontais. Ou seja, use fio dental ou morra!

Quantas vezes ao dia deve-se usar o fio dental

  • O ideal é usar duas vezes ao dia, após o almoço e antes de dormir.
  • Cuidado para nunca machucar a gengiva, não é preciso usar fio dental com força. Você deve sempre empurrar a placa para fora da gengiva entre os dentes com jeito sem tirar sangue nem nada.
  • É muito importante escovar os dentes e usar fio dental antes de dormir, quando não produzimos muita saliva e quando a produção de placa aumenta.

Somos todos diferentes, mas fio dental é bom para todos

Dependendo da qualidade e quantidade de saliva que produz e também do seu sistema imunológico, além de fatores genéticos, você pode ter mais placa e maior quantidade de microorganismos que formam o biofilme sobre os dentes, ou seja certas pessoas são mais propensas à cáries e devem ser ainda mais rigorosas com o uso do fio dental.

Pessoas que passaram por quimioterapia ou que tomam certos medicamentos têm que ter cuidado dobrado com sua higiene oral, pois tendem a produzir menos saliva, que é nossa defesa natural no combate à cárie.

Mulheres grávidas sofrem com regurgitação de ácidos e isso causa cáries, sendo assim, elas devem usar o fio dental com mais frequência.

fita dental

Fio dental é vida!

Deixe sempre uma caixinha perto da escova e use-o após escovar os dentes, pois assim é mais fácil de criar o hábito. Use a fita dental texturizada ou porosa que causa mais atrito e é mais eficiente em remover placa sem machucar a gengiva!

É isso, um bom dia e sorrisos lindos e saudáveis para todos!

fonte: revista livescience

O artigo Usar Fio Dental é Realmente Necessário? foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/usar-fio-dental-e-realmente-necessario.html

Deixe uma resposta