Umectação e Hidratação Capilar

A matéria Umectação e Hidratação Capilar você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.


Há certos conflitos pela net afora sobre o que é umectação e o que é hidratação, se você for pela definição do dicionário, irá notar que ambos os termos se referem à mesma coisa, a adição e retenção de água. Porém no mundo dos blogs os termos tomaram outras formas e a ideia mais comum é a seguinte:

  • Umectação Capilar – ato de embeber o cabelo com vários óleos e deixá-los agir durante algumas horas ou a noite toda. Em seguida, os cabelos são lavados normalmente com shampoo e condicionador.
  • Hidratação Capilar – feita com máscaras restauradoras, geralmente 1 vez por semana. A máscara fica no cabelo por um tempo e em seguida, lava-se ou apenas enxágua-se o cabelo dependendo do que preferir.

O que é melhor – Umectação ou Hidratação?

A resposta é clara, sem sombra de dúvidas – HIDRATAÇÃO. Eu explico por quê. Como já falei antes, imagine que seu cabelo é como um tecido, é como um casaco. Ok, agora imagina que você está temperando uma salada leve e um pouco de azeite de oliva cai no seu casaco lindo e caro, o que você faz? Corre para a pia e lava a mancha de óleo com sabonete ou detergente e qual é o resultado? Seu casaco fica limpo, livre do óleo, sabão é uma coisa ótima para remover óleo, já vem sido usado por milhares de anos!

Seu casaco não será afetado pelo óleo, não ficará mais macio após lavado, pois afinal o sabonete ou detergente é capaz de quebrar as moléculas do óleo e fazer com que ele desapareça assim que você enxágua o casaco. Use esta mesma lógica para analisar a umectação capilar, você enche o cabelo de óleo na noite anterior e no dia seguinte, lava com um shampoo transparente que faz muita espuma (ou seja cheio de sulfatos), você inclusive lava o cabelo 2 vezes, afinal você quer se livras do óleo, em seguida, você passa o condicionador como sempre faz. O que aconteceu? Nada demais, você retirou o óleo do seu cabelo e este não deixou para trás nenhum efeito, lavou, está novo, ou seja como antes!

Você pode até ver algum efeito caso o shampoo não retire todo o óleo. Se você usa shampoo sem sulfato, umectação até que funciona sim. No entanto, a melhor maneira de usar óleos e assim reter todos os seus benefícios para o cabelo, é usá-los no cabelo seco. Cabelo absorve óleos muito bem, por isso, quando petróleo vaza no oceano, cabelo seco é usado para limpar a área. Então a melhor forma de umectação é a feita a seco, sem lavar depois, portanto lhes trago mais um termo louco de internet que você jamais encontrará no bom e velho Aurélio: UMECTAÇÃO A SECO – soa chique!

Umectação a Seco – Como Fazer e que produtos usar

Muito simples – você vai usar óleos como leave-in, ou seja no cabelo seco ao arrumá-lo todos os dias. Você deve usar os óleos no comprimento e pontas, mas se você tiver cabelo normal ou seco, pode usar um pouco de óleo mais próximo ao couro cabeludo para controlar aqueles fiozinhos voadores e para dar brilho. Espalhe o óleo com os dedos e penteie em seguida com um pente de dentes largos ou escova (a escova acaba retirando o excesso de óleo, caso você tenha passado óleo demais).

Você pode usar praticamente qualquer óleo no cabelo, sim incluindo os usados em culinária:

  1. Óleo de Ojon
  2. Óleo de Coco
  3. Óleo de Pequi
  4. Óleo de Argan
  5. Óleo de Amendoim
  6. Azeite de Oliva
  7. Óleo de Rícino
  8. Óleo de Canola
  9. Óleo de Abacate
  10. Óleo de Soja

Ainda há vários óleos que poderia citar, mas já dá para ter uma ideia. É bem simples, passe óleo no cabelo, o efeito é temporário (como o efeito de TUDO que se passa no cabelo), mas muito eficaz, seu cabelo fica sem frizz, com mais brilho, mais macio, mais domado e com menos volume. Além disso, o óleo ajuda a disfarçar as pontas duplas, fechando-as temporariamente.

Os óleos existentes no mercado comercializados para uso em cabelo, geralmente não são puros e sim misturados com silicones, fragrância e preservantes, o que não são necessariamente ruins para o cabelo. Você pode misturar óleos com óleos essenciais e silicones, assim seu óleo leave-in fica com uma textura e cheirinhos melhores, depende de você. Eu adoro experimentar com misturebas, acho uma delícia e geralmente tenho bons resultados.

Há óleos que funcionam melhor do que outros, você tem que testar vários e encontrar o que é melhor para o seu cabelo – eu particularmente gosto muito do óleo de ojon e óleo de coco, já o óleo de argan, óleo de amendoim e azeite não são tão bons para o meu cabelo, pois ele não os retém tanto. Experimente e veja o que você gosta mais. Te garanto que óleo será o melhor leave-in que você já usou!

O artigo Umectação e Hidratação Capilar foi originalmente publicado em http://feedproxy.google.com/~r/produtos-de-beleza/~3/aFgWSzZtq30/umectacao-e-hidratacao-capilar.html

Deixe uma resposta