A matéria Umectação e Hidratação Capilar você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.
Há certos conflitos pela net afora sobre o que é umectação e o que é hidratação, se você for pela definição do dicionário, irá notar que ambos os termos se referem à mesma coisa, a adição e retenção de água. Porém no mundo dos blogs os termos tomaram outras formas e a ideia mais comum é a seguinte:
- Umectação Capilar – ato de embeber o cabelo com vários óleos e deixá-los agir durante algumas horas ou a noite toda. Em seguida, os cabelos são lavados normalmente com shampoo e condicionador.
- Hidratação Capilar – feita com máscaras restauradoras, geralmente 1 vez por semana. A máscara fica no cabelo por um tempo e em seguida, lava-se ou apenas enxágua-se o cabelo dependendo do que preferir.
O que é melhor – Umectação ou Hidratação?
A resposta é clara, sem sombra de dúvidas – HIDRATAÇÃO. Eu explico por quê. Como já falei antes, imagine que seu cabelo é como um tecido, é como um casaco. Ok, agora imagina que você está temperando uma salada leve e um pouco de azeite de oliva cai no seu casaco lindo e caro, o que você faz? Corre para a pia e lava a mancha de óleo com sabonete ou detergente e qual é o resultado? Seu casaco fica limpo, livre do óleo, sabão é uma coisa ótima para remover óleo, já vem sido usado por milhares de anos!
Seu casaco não será afetado pelo óleo, não ficará mais macio após lavado, pois afinal o sabonete ou detergente é capaz de quebrar as moléculas do óleo e fazer com que ele desapareça assim que você enxágua o casaco. Use esta mesma lógica para analisar a umectação capilar, você enche o cabelo de óleo na noite anterior e no dia seguinte, lava com um shampoo transparente que faz muita espuma (ou seja cheio de sulfatos), você inclusive lava o cabelo 2 vezes, afinal você quer se livras do óleo, em seguida, você passa o condicionador como sempre faz. O que aconteceu? Nada demais, você retirou o óleo do seu cabelo e este não deixou para trás nenhum efeito, lavou, está novo, ou seja como antes!
Você pode até ver algum efeito caso o shampoo não retire todo o óleo. Se você usa shampoo sem sulfato, umectação até que funciona sim. No entanto, a melhor maneira de usar óleos e assim reter todos os seus benefícios para o cabelo, é usá-los no cabelo seco. Cabelo absorve óleos muito bem, por isso, quando petróleo vaza no oceano, cabelo seco é usado para limpar a área. Então a melhor forma de umectação é a feita a seco, sem lavar depois, portanto lhes trago mais um termo louco de internet que você jamais encontrará no bom e velho Aurélio: UMECTAÇÃO A SECO – soa chique!
Umectação a Seco – Como Fazer e que produtos usar
Muito simples – você vai usar óleos como leave-in, ou seja no cabelo seco ao arrumá-lo todos os dias. Você deve usar os óleos no comprimento e pontas, mas se você tiver cabelo normal ou seco, pode usar um pouco de óleo mais próximo ao couro cabeludo para controlar aqueles fiozinhos voadores e para dar brilho. Espalhe o óleo com os dedos e penteie em seguida com um pente de dentes largos ou escova (a escova acaba retirando o excesso de óleo, caso você tenha passado óleo demais).
Você pode usar praticamente qualquer óleo no cabelo, sim incluindo os usados em culinária:
- Óleo de Ojon
- Óleo de Coco
- Óleo de Pequi
- Óleo de Argan
- Óleo de Amendoim
- Azeite de Oliva
- Óleo de Rícino
- Óleo de Canola
- Óleo de Abacate
- Óleo de Soja
Ainda há vários óleos que poderia citar, mas já dá para ter uma ideia. É bem simples, passe óleo no cabelo, o efeito é temporário (como o efeito de TUDO que se passa no cabelo), mas muito eficaz, seu cabelo fica sem frizz, com mais brilho, mais macio, mais domado e com menos volume. Além disso, o óleo ajuda a disfarçar as pontas duplas, fechando-as temporariamente.
Os óleos existentes no mercado comercializados para uso em cabelo, geralmente não são puros e sim misturados com silicones, fragrância e preservantes, o que não são necessariamente ruins para o cabelo. Você pode misturar óleos com óleos essenciais e silicones, assim seu óleo leave-in fica com uma textura e cheirinhos melhores, depende de você. Eu adoro experimentar com misturebas, acho uma delícia e geralmente tenho bons resultados.
Há óleos que funcionam melhor do que outros, você tem que testar vários e encontrar o que é melhor para o seu cabelo – eu particularmente gosto muito do óleo de ojon e óleo de coco, já o óleo de argan, óleo de amendoim e azeite não são tão bons para o meu cabelo, pois ele não os retém tanto. Experimente e veja o que você gosta mais. Te garanto que óleo será o melhor leave-in que você já usou!
O artigo Umectação e Hidratação Capilar foi originalmente publicado em http://feedproxy.google.com/~r/produtos-de-beleza/~3/aFgWSzZtq30/umectacao-e-hidratacao-capilar.html