Veja a matéria completa sobre Uma a cada três mulheres com câncer tem tumor de mama e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

Levantamento realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) aponta que, das pacientes internadas no local, quase uma a cada três têm diagnóstico de câncer de mama. O segundo tumor mais comum é o de órgãos digestivos.
A neoplasia da mama continua sendo a principal vilã dentro e fora do instituto. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), ela corresponde a 22% dos novos casos de tumores por ano. No Icesp, o grupo de mastologia realiza mais de 1,2 mil atendimentos por mês, entre consultas médicas e cirurgias.
Veja também:
Há beleza no câncer de mama
Exercício previne câncer de mama em mulheres na menopausa
Oncofitness:usculação e atividade aeróbia reduz os efeitos da quimioterapia
Os cânceres do aparelho digestivo representam juntos uma grande fração dos tumores humanos. São exemplos de neoplasias apresentadas nessa região: o câncer de esôfago, de estômago, de fígado e o colorretal (cólon e reto), este o último apontado entre os cinco mais comuns entre as mulheres.
“Quando a prevenção primária não é possível, o diagnóstico precoce é fundamental na busca pela cura e por uma boa qualidade de vida”, destaca o oncologista e diretor geral do Icesp, Paulo Hoff.
No intuito de obter esse diagnóstico precoce, medidas simples devem ser adotadas após a primeira relação sexual. Incluir na agenda o hábito de realizar uma visita anual ao ginecologista garante a realização de consultas e exames que serão essenciais para a prevenção e/ou diagnóstico de diversos tipos de câncer.
São exames de rotina fundamentais: o papanicolau, usado para detectar a neoplasia de colo de útero, além de identificar lesões que antecedem o tumor, permitindo o tratamento antes que a doença se desenvolva; a mamografia, capaz de mostrar lesões mamárias, recomendada para pacientes com mais de 50 anos ou a critério médico, dependendo dos fatores de risco.
O artigo Uma a cada três mulheres com câncer tem tumor de mama foi originalmente publicado em http://saude.ig.com.br/minhasaude/2014-03-07/uma-a-cada-tres-mulheres-com-cancer-tem-tumor-de-mama.html