Treinar aeróbicos de manhã traz mais resultados na academia – em Mulher de Corpo

Quer ter mais disposição no dia a dia? Organize sua agenda: você ganha mais resultados na academia e até melhora a vida sexual

Texto Fernanda Cury | Adaptação Ana Paula de Araujo



Treinar de manhã traz mais resultados

Organize a rotina e tenha mais disposição: você sabia que fazer aeróbico de manhã é melhor?

Foto: Danilo Borges

Organizar sua rotina de acordo com o que o corpo pede é fundamental. Por exemplo, você sabia que treinar aeróbicos de manhã traz mais resultados? Ou que cochilar após o almoço melhora a disposição (com aval científico)? Ouça o organismo e colha os resultados: a gente ensina como ter mais disposição fazendo tudo no horário certo!

Pela manhã

Das 6h às 8h: faça amor

 A maioria das pessoas, provavelmente, transa à noite. Mas vamos combinar: dar uns amassos logo cedo é tudo de bom. E a ciência explica por que fazer sexo de manhã é ma-ra-vi-lho-so: nesse período, os níveis de testosterona estão elevados, e o seu corpo está mais receptivo ao prazer. Mas calma: a pegação pela manhã não impede que você peça bis à noite!


Das 7h às 8h: tome uma ducha, alternando água fria e quente

“Um banho ao acordar pode servir como excelente despertador”, aconselha Luciano Capelli, fisiologista da Unifesp (SP). Ele espanta a preguiça e também desperta a pele e a musculatura. A alternância de temperatura estimula a circulação sanguínea e eleva o ritmo cardíaco, preparando o corpo para a jornada diária.

Desfrute daquele café da manhã

Queijo branco, pão integral, suco natural de laranja ou uva e uma refrescante salada de frutas são um ótimo café da manhã light. “Após tantas horas em jejum, durante a noite, é importante começar o dia com uma refeição leve, porém nutritiva. A combinação de carboidratos, proteínas e fibras proporciona ao organismo a força e a energia necessárias para enfrentar a rotina diária”, explica Rafael Rodrigues, coordenador da Bodytech (SP).

Das 8h às 10h: sue a blusinha

Após o repouso da noite, o nível de cansaço pela manhã é menor. Por isso, treinar de manhã é melhor alternativa para atividades aeróbicas, que exigem bastante energia corporal. Corrida, natação e aquela aula power de spinning estão com tudo nesse período. Além disso, a prática é um santo remédio, pois ajuda a liberar endorfinas que dão mais disposição para o desempenho das tarefas ao longo do dia.

Das 10h às 11h: aproveite sua concentração

Precisa estudar para uma prova, finalizar um projeto ou preparar uma apresentação? “Estudos mostram que o estado de alerta, a memória, a capacidade de pensar com clareza e de aprender podem variar de 15% a 30% ao longo do dia. Mas muitas pessoas alcançam o máximo da capacidade entre duas horas e meia e quatro horas após despertar”, diz Jennifer Ackerman, autora do livro A Melhor Hora Pra Você (Ed. Gente).

À tarde

Das 12h às 13h: Vá almoçar!

“O apetite vem antes de o estômago ficar vazio, mas a fome bate mesmo ao meio-dia”, explica Jennifer Ackerman. Isso acontece porque o corpo libera o hormônio grelina, responsável por alertar o cérebro que é hora de fornecer comida ao organismo, para que ele possa funcionar bem.

Das 13h às 14h30: dê uma pausa

Soneca, cochilo, sesta, descanso. Se puder, permita-se esse repouso após o almoço. “Nos últimos anos, o cochilo alcançou um novo status. Pesquisas mostram que ele não apenas garante uma pausa em nossas atividades justamente quando não estamos em nossa melhor forma, como também tem um grande poder de recuperar nosso desempenho, por um tempo proporcionalmente muito maior do que a própria duração”, indica Jennifer Ackerman. E 15 minutinhos já bastam para recuperar o pique!

Das 13h às 15h: marque o dentista

Ao agendar a sua consulta, considere esse horário. Essa escolha pode interferir, e muito, no seu sofrimento durante o tratamento. Nesse período seu corpo está mais tolerante às dores, e a sensibilidade é menor. E tem mais! A duração da anestesia aplicada em procedimentos odontológicos é maior à tarde do que pela manhã.


Das 17h às 18h: divirta-se

Não é à toa que esse horário é o ideal para o happy hour. O final do dia é um bom momento para tomar uma bebida. A tolerância ao álcool é maior agora. Quando digerido no começo do dia, é mais tóxico do que a mesma dose tomada ao cair da noite.

À noite

Das 18h às 20h: já para a academia

Fazer musculação de noite, mais especificamente no início dela, traz mais resultados na academia: isso pode deixar os músculos até 20% mais fortes e tonificados. E tem mais! Nesse horário, atividades vitais, como a respiração e o batimento cardíaco, estão a todo vapor, e dão gás para você pegar pesado nas suas séries. Força, garota!

Das 19h às 21h: tome analgésicos e antitérmicos

Ao cair da noite, quando o ritmo das atividades desacelera, a sensibilidade à dor se torna mais aguçada. É nesse período, também, que a febre mais sobe e, por isso, esses medicamentos são indicados para essa hora. Mas só se você precisar, ok?

Das 21h às 22h: tome um banho quente

É agora que o seu corpo começa a sentir o cansaço do dia. Nada melhor do que tomar um banho de noite, bem demorado, para relaxar os músculos e se preparar para uma noite de sono.

Passe um creme facial

A sua pele aproveita a noite para regenerar suas células. Por isso, aplique um creme noturno antes de ir para a cama. Sua formulação leva substâncias que são mais bem absorvidas pela derme no repouso.

Higienize os dentes com capricho

Durante a noite, a salivação diminui e as bactérias atacam os dentes. Resultado? Cáries! Para se proteger, escove os dentes, use o fio dental e o enxaguante bucal antes de dormir.

Das 22h às 23h: voe para a cama

A quantidade ideal de sono para estar bem-disposta e enfrentar a rotina com disposição e bom humor é de sete a oito horas, de acordo com recomendações da National Sleep Foundation (EUA). Então, apague as luzes e bons sonhos!

Revista Corpo a Corpo | Ed. 302

O artigo Treinar aeróbicos de manhã traz mais resultados na academia – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/treinar-aerobicos-de-manha-traz-mais-resultados-na-academia/8814

Deixe uma resposta