Tratamentos de beleza com argila – em Cuidados com o corpo

Os tratamentos estéticos à base de argila podem ajudá-la com rugas, flacidez, excesso de oleosidade, controle da acne, celulite, gordura localizada, desintoxicação e muitos outros problemas. Essas dicas fazem parte da matéria Pelos Poderes da argila (ed. 284)



Tratamentos com argila

Os tratamentos com argila servem para corpo, rosto e cabelos
Foto: Danilo Borges

Os tratamentos de beleza feitos com argila têm inúmeras funções. Veja algumas delas e escolha o seu.

Manchas e flacidez

Remineralização
Como é o procedimento após a esfoliação da face, aplica-se a argila branca dissolvida em água mineral. “Deixamos agir por 40 minutos e depois retiramos. É feito o uso de um tônico para finalizar. A remineralização tem efeito cicatrizante, desintoxicante, ativa a circulação, promove efeito tensor e anti radicais-livres”, explica Rosana Giancaterino, esteticista do Lakshimi Spa &
Beauty (SP).

Número de sessões: no mínimo quatro, uma vez por semana para peles oleosas e intervalos quinzenais para quem tem tez normal.

 


Hidratação Kauai
Como é o procedimento após a limpeza, aplica-se bandagens de argila amarela por 15 minutos e retira-se com água. “Ela é rica em dióxido de silício, que tem efeito hidratante e reduz as inflamações. Ela também possui efeito tensor e melhora a circulação sanguínea”, diz Karen Vargas Lutfi, dermatologista do Spa Kauai (SP). Número de sessões no mínimo quatro, uma vez por semana.

 

Rugas e marcas de expressão

Peeling Regenér
Como é o procedimento depois da higienização e da esfoliação, o rosto recebe uma máscara com argila amarela, que deve permanecer na pele por até seis horas. “Além dela, que tem ótimo efeito tensor, a máscara contém ácido elágico, que estimula o crescimento de células sadias, colágeno, vitaminas do complexo B e extrato de calêndula, com ação regeneradora”, conta Leonardo Cucco, esteticista da Medicatriz Dermocosméticos (SP).

Número de sessões: quatro, uma por semana.

Acne e oleosidade excessiva

Máscara de argila verde
Como é o procedimento “Começa com a limpeza para a retirada de células mortas. Em seguida, é passada uma loção adstringente. Depois é colocada a máscara de argila verde que fica por 15 minutos. Essa é retirada como se fosse uma gomagem. O tratamento é finalizado com um hidratante oil-free com filtro solar”, explica Eneida Reis, fisioterapeuta do Núcleo de Saúde e Beleza da Clínica Ivo Pitanguy (RJ).

Número de sessões: no mínimo cinco, uma vez por semana.

Couro cabeludo oleoso, com caspa e queda

Desintoxicação capilar
Como é o procedimento aplica-se argilas verde e preta no couro cabeludo, deixando agir por 20 minutos. Após a lavagem normal, finaliza-se com uma hidratação. “Esse tratamento remove as células mortas, libera as toxinas e ativa a circulação do couro cabeludo, uma vez que a argila verde ajuda a desintoxicar e a preta é anti-inflamatória, ideal para combater a seborreia”, explica Daiane Kozaka, coordenadora do Spaço Quintessência do Hotel Sant’Anna (SP).

Número de sessões: no mínimo três, uma vez por semana.

Argiloterapia
Como é o procedimento após lavar o cabelo, o couro cabeludo recebe uma mistura de argilas verde, branca e rosa. Em seguida é feita oclusão com touca plástica ou de alumínio por 15 minutos. Em seguida lava-se a cabeça com um xampu de pH 5 a 5.5 e aplica-se condicionador apenas nos fios. “A argila possui um grande poder adstringente, regenerativo, cicatrizante e sequestrante (retira as impurezas e resíduos encontrados no couro cabeludo)”, comenta Ernane Victor, cabeleireiro (SP).

Número de sessões: dez, uma vez por semana, com manutenção quinzenal ou mensal.

O artigo Tratamentos de beleza com argila – em Cuidados com o corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/tratamentos-de-beleza-com-argila/2517

Deixe uma resposta