Tonificar a Pele, necessário ou não?

A matéria Tonificar a Pele, necessário ou não?
você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.

Outro dia, a Lavínia, uma de nossas leitoras mais assíduas e muito querida, questionou se o uso do toner para a pele (ou tônico facial, adstringente facial) era mesmo necessário, afinal há quem fala que sim, há que diz que não. Com tantas informações contraditórias que se encontram pela net, nas revistas, nas bocas das conhecidas, o que realmente fazer?

Eu não sou nenhuma expert em pele, eu nem sequer tenho pele boa, nunca tive (já falei para vocês que sofro deficiência de zinco aqui), mas eu estou constantemente em busca da pele perfeita e estou sempre experimentando com produtos caros, baratos, caseiros, etc. Eu também adoro pesquisar e aprender com quem realmente entende.

Eu moro do lado do TUFTS em Boston (um dos melhores hospitais do mundo!) e uma amiga do meu vizinho, Michael, conhece uma das dermatologistas de lá, a Doutora Amy Chang que concordou em bater um papo comigo exclusivamente para o PB. Resolvi me focar no uso de toners, pois ela não estava com muito tempo.

E então, toner é ou não é necessário? Para peles normais e secas, a resposta é NÃO! Pois é, segundo a Doutora Chang, tonificar a pele é um passo extra que não ajuda em nada. Empresas de cosméticos perpetuam os mitos dos benefícios do toner e muitos alegam que:

  • Toner ajuda a fechar e diminuir os poros – MITO

Quem dera essa fosse verdade, eu adoraria ter poros menores, mas isso é um gol impossível. Poros NUNCA diminuem! Genética e idade determinam o tamanho de seus poros e isso não pode ser alterado. Eles até podem diminuir temporariamente após o uso de tônicos faciais, mas após alguns minutos seus poros voltam ao normal.

  • Toner equilibra o pH da pele – MITO

Eu já caí nessa… mas na verdade produtos que clamam regular o pH da pele não são muito úteis. O pH de sua pele devido ao seu manto ácido – uma combinação de sebo natural e suor – é entre 4 e 4,5 ( pH baixo entre 1 e 5 é ácido, pH 8 ou acima é básico e pH 7 é neutro). Ao lavar a pele retiramos o manto ácido, pois sabonetes dissolvem os óleos da pele, mas em algumas horas a pele restaura o manto ácido naturalmente.

  • Toners de qualidade (ou seja, caros) ajudam a proteger a pele contra poluição e impurezas – MITO

Isso nunca foi comprovado em nenhum estudo, não passa de papo de vendedor.

Mas, se você tem a pele extremamente oleosa ou se você usa muita maquiagem e sente que a pele não ficou completamente limpa dos excessos de sebo e sujeira após apenas lavar, você pode usar toner. Porém não use toners que contenham álcool (a maioria dos que existem no mercado tem) e não use hamamélis, pois ambos retiram completamente os óleos naturais da pele que para compensar produz mais sebo ainda, ficando mais oleosa.

O ideal é usar um toner que trata a pele, que tenham propriedades anti sépticas e anti fungos. Eu pedi para Doutora Chang recomendar alguns produtos e, surpresa! Ela recomendou vinagre de maçã e chá verde. Falei para ela sobre minha receitinha de toner de vinagre de maçã que você pode encontrar aqui neste artigo e ela aprovou especialmente para peles acnoleicas!

Tônico sem álcool caseiro

Pessoalmente a Doutora Chang usa uma mistura de meio copo de vinagre de maçã, meio copo de chá verde e 8 gotas de óleo essencial de calêndula que ela guarda na geladeira e passa na pele após lavar o rosto de manhã. Esse toner caseiro gelado ajuda com o inchaço do rosto e ainda possui antioxidantes que rejuvenescem a pele.

Se preferir há tônicos sem álcool no mercado que são muito bons:

  • Calendula Herbal Extract Alcohol-Free Toner Kiehl’s – possui extratos de ervas que limpam e acalmam a pele, como calêndula que acalma e cicatriza pele e a alantoína, um derivado da raiz do confrei, que tem ação antisséptica e anti-inflamatória e a bardana que hidrata.
  • Klin Activ Tônico Facial Futura Biotech – possui complexo Bio-normalizador, Pró-vitmaina B5, Colágeno e Elastina Hidrolisados Além de Vitaminas A, B e C, minerais, flavonóides e aminoácidos.
  • Tônico Suave Hidratante Nivea Visage – fórmula sem álcool enriquecida com Amêndoa, Calêndula e Camomila.

Conclusão – Tonificar a pele não é essencial caso você tenha a pele normal ou seca, especialmente se você for usar tônicos comuns que acabam prejudicando a pele. É essencial que você lave e hidrate sua pele.

P.S. Thank you very much Doctor Chang for putting up with me and my obnoxious questions, my readers and I really appreciate it!

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

Artigos Relacionados:

O artigo Tonificar a Pele, necessário ou não?
foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/tonificar-a-pele-necessario-ou-nao.html

Deixe uma resposta