Todo Mundo Odeia Carnaval

A matéria Todo Mundo Odeia Carnaval você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.

Enquanto o outros blogs se enchem de ideias para looks e fantasias, abadas costumizados, maquiagens coloridas e penteados exagerados, o PB alega que todo mundo odeia carnaval! Isso nem reflete a minha opinião, mas a opinião da grande maioria das leitoras que expressaram o que pensam do feriado na página do PB no Facebook e da grande maioria dos meus amigos e conhecidos.

Os motivos são vários: muita gente reclama que a cidade para, que o tráfico fica pior ainda, que as ruas ficam imundas, que as mulheres se denigrem e se vulgarizam, que o povo bebe demais, que o povo passa dos limites, que os desfiles são um saco, que os enredos são chatos, etc, etcrua depois do carnaval

Eu particularmente gosto de carnaval. Me lembro das farras que tive nas ruas de Caldas Novas ou mesmo no Rio durante essa época. Até em Uberlândia, o carnaval do Praia é bem legal! Gostava de torcer para a Mocidade com as minhas primas e passar a noite inteira vendo TODOS os desfiles, quando ainda não podia ir para baladas.

Eu gosto de me fantasiar, exagerar na maquiagem, de beber umas e outras, de pular como uma maluca e varar a noite me divertindo. Mas isso é bom mesmo só por 1 dia, no máximo 2 – 4 dias de carnaval é mesmo desnecessário. Eu não aguento! Hoje em dia, já não ligo mais para escolas de samba, mas ainda aprecio os desfiles, que vejo como uma expressão da nossa cultura, de forma extravagante e cheguei, mas mesmo assim, cativante e bela.

Eu entendo os problemas logísticos associados ao carnaval. Acredito ser ruim para a economia, pois a produtividade no Brasil nunca realmente pega no tranco até depois do feriado. As ruas ficam sujas e congestionadas e isso realmente é estressante.

Também vejo o problema pelo lado feminista da coisa. Como muitas brasileiras, também estou cansada da imagem carnavalesca a nós associada. Estrangeiros assumem que somos sexualmente liberais demais e promíscuas graças ás imagens repetidas incessantemente de boazudas bundudas e coxudas, nuas cobertas em glitter sambando loucamente pela Sapucaí.

Quando digo a alguém aqui nos EUA que sou brasileira, fico instantaneamente mais gostosa! Sério! Acredito que muitos já me imaginam de biquíni minúsculo e assumem quer tenho samba no pé, e que, claro, sou assim, automaticamente, levada menos a sério… Por que todo mundo sabe, mulher gostosa é burra, óbvio!

Eu cresci achando que futebol e carnaval eram as grandes paixões nacionais. E até aprendi a entrar na onda e tentar me divertir, mesmo sempre achando futebol um tédio sem fim e mesmo sem nunca realmente saber como sambar. Hoje em dia, ao ver tantas atitudes hostis direcionadas à maior festa do Brasil, me surpreendo, porém de forma positiva.

A mulher brasileira cansou de ser vista como um objeto. Cansou de viver apenas para aparências. Ela tem outros interesses além de aprender a sambar e de malhar o corpo em antecipação ao verão. Ela odeia carnaval, mas odeia muito mais o machismo e a desculpa de que durante o carnaval vale tudo: desrespeito, bebedeira, bagunça, mão-boba e mais.

Eu vou celebrar o carnaval aqui nesse frio de Boston, como já faço há anos: sem mudar absolutamente nada na minha rotina! Carnaval passa totalmente batido por aqui. Em Nova Orleães eles até comemoram, mas a coisa toda dura apenas uma noite e se concentra apenas naquela região.

Confesso, que acredito que o carnaval no Brasil seria melhor se fosse assim, um evento mais curto e mais contido. Mesmo assim, não odeio o carnaval, querendo ou não, ele reflete a personalidade do Brasil: alegre, extrovertido, extravagante e cheio de brilho – e disso eu sinto orgulho!

O artigo Todo Mundo Odeia Carnaval foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/todo-mundo-odeia-carnaval.html

Deixe uma resposta