Toda Progressiva Tem Formol – Mais uma denúncia do Fantástico

A matéria Toda Progressiva Tem Formol – Mais uma denúncia do Fantástico você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.

Novamente o Fantástico no dia 03 de novembro, apresentou uma reportagem mostrando o terrível perigo nos salões de beleza. O programa falou do mercado clandestino que está colocando em risco quem faz tratamentos de beleza. A equipe testou vários produtos que estão sendo usados até em crianças e grávidas, e determinou que as escovas progressivas contem formol acima do que é permitido pela lei. Segundo a Globo, as escovas de glutaraldeído, ácido glioxílico, as de carbocisteína e outras possuem quantidades de formol acima de 2%.

Mas o que você talvez não saiba é que a rede Globo não tinha autorização para exibir a matéria, pois perdeu uma liminar na justiça e isso, claro, não foi mencionado na matéria. Mesmo assim o Fantástico reproduziu a tal denuncia. No site da empresa denunciada tem um laudo comprobatório emitido pela ANVISA, constando que a marca não usa formol acima da quantidade permitida em sua fórmula.

Se você conhece o PB, já deve ter visto que aqui temos receitas de escovas progressivas com formol e eu acredito que essas escovas são as mais eficazes em termos de alisamento. O vapor emitido durante o processo de aplicação da progressiva pode causar irritação nas vias respiratórias a longo prazo, mas o Fantástico e suas reportagens sensacionalistas, acabam exagerando os riscos e enganando a população.

De acordo com o Fantástico, onde há fumaça, há formol. Se você já usou a escova de carbocisteína, por exemplo, deve ter notado a alta quantidade de fumaça produzida durante a aplicação, mas este tipo de escova é permitida pela ANVISA e considerada segura… apesar de emitir um derivado do formol que pode causar danos respiratórios. Esta história toda acaba sendo confusa, pois a recomendação e controle da ANVISA parece ser meio aleatório.

Eu já falei dos mitos e verdades sobre o formol em outro artigo e nosso colaborador, Marcos Vinícius explicou as várias formas de alisamento aqui no site. Recomendo a leitura dos artigos citados, caso você queira mais informações sobre essas químicas capilares. Mas no geral, posso concluir que não é verdade que todas as escovas progressivas contêm formol, pois há várias formas de alisamento que podem ser consideradas escovas progressivas e que usam outros agentes alisantes. Eu diria, com certeza que as escovas que mais alisam e dão brilho, as mais fáceis de fazer e que dão melhor resultado, são de fato as escovas que possuem formol.

Não culpo os salões por usar mais formol em suas progressivas e não acredito que estejam colocando em risco a saúde deu suas clientes. Se você está grávida, tem alergias, asma, ou tem menos de 12 anos, não faça escova progressiva, ponto! Mas formol não é esse vilão terrível que o Fantástico pinta.jennifer aniston corte cabelo 2013

Quanto a controvérsia da Jennifer Aniston que fez uma escova progressiva brasileira (Brazilian Blow Out) e acabou com o cabelo, muito provavelmente, a escova nem sequer continha formol, mas sim, uma quantidade enorme de queratina que quebrou o cabelo da atriz. Formol não faz mal pro cabelo, mas pode a longo prazo e em caso de exposição em alta quantidade ao vapor, irritar as vias respiratórias. Queratina em excesso estraga o cabelo.

Concluindo – não precisa ter medo de escova progressiva! Profissionais competentes usam-o em pequena quantidade com sucesso ser colocar em risco a sua saúde, risco este mínimo. Toda escova progressiva eficaz tem formol sim, mas isso não deve ser causa para alarde.

O artigo Toda Progressiva Tem Formol – Mais uma denúncia do Fantástico foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/toda-progressiva-tem-formol-mais-uma-denuncia-do-fantastico.html

Deixe uma resposta