Tire as dúvidas e conheça alguns sintomas sobre intolerância ao glúten – em Nutrição

A intolerância ao glúten acomete pessoas com predisposição genética e além dos sintomas mais comuns, pode levar a doenças graves. Saiba mais!

Por Kelly Miyazato



A intolerância ao glúten pode causar danos
ao intestinos e doenças graves
Foto: Danilo Borges

Você sofre frequentemente com problemas de diarreia, gases, dor e desconforto abdominal? De acordo com Luciano Sponchiado, médico coloproctologista da Unimed Costa Oeste, esses são alguns dos principais sintomas da intolerância ao glúten, problema desencadeado em pessoas intolerantes a proteína encontrada no trigo – um dos alimentos mais cultivados no mundo.

“Nos intolerantes, o consumo de glúten faz que as vilosidades intestinais sejam destruídas, gerando uma atrofia intestinal, o que gera os sintomas de dor e desconforto abdominal”, explica.

Segundo Luciano, além dos sintomas mais comuns, a intolerância ao alimento também pode levar a doenças graves, como: anemia, dermatites, osteoporose e até a desnutrição. Cerca de 6% da população mundial apresenta restrição ao alimento e destes, 1% sofre de doença celíaca, uma síndrome autoimune. “Nos celíacos, as células do sistema imunológico atacam o próprio organismo devido a ingestão do glúten e danificam tecidos saudáveis na tentativa de destruir o que elas avaliam ser um agente infeccioso”, revela.


Mudanças na dieta
Após o diagnóstico da doença, que é feito por meio de exames sanguíneos e endoscópicos, o tratamento consiste na retirada de todos os alimentos que contenham glúten do cardápio. “O dano no intestino leva tempo para ser curado e é esse dano que leva aos sintomas, mesmo depois dos alimentos com glúten fora do sistema”, alerta.

“Vale mencionar que para as pessoas que não são intolerantes, não há prejuízos em excluir a substância do cardápio, mas é melhor ter uma alimentação balanceada, que contemple todos os grupos alimentares, do que retirar apenas um ingrediente com o intuito de emagrecer rapidamente ou ser mais saudável. Mesmo porque ainda há muito a ser descoberto sobre a ação do glúten no corpo humano, mas tudo indica que ele não é totalmente inocente, nem o terrível vilão que se imagina”, finaliza.

 

*Agradecimentos ao Luciano Sponchiado, médico coloproctologista da Unimed Costa Oeste.

 

 

 

 

 

O artigo Tire as dúvidas e conheça alguns sintomas sobre intolerância ao glúten – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/tire-as-duvidas-e-conheca-alguns-sintomas-sobre-intolerancia-ao-gluten/6350

Deixe uma resposta