Tintura e Descoloração Deformam os Cachos? – Manual dos Cachos

A matéria Tintura e Descoloração Deformam os Cachos? – Manual dos Cachos você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.

Como todo o mundo sabe, eu pinto o cabelo. Amo pintar, trocar de cor, mudar! Atualmente estou com um louro acobreado/ruivo natural (esse tom aqui http://www.produtosdebeleza.com/dica-de-colorista-passo-a-passo-cabelo-ruivo-acobreado.html ). Estou adorando a cor, acredito que vou sossegar no faniquito com ela por um tempo.

Um fato que me foi relatado por diversas pessoas: a tintura ou descoloração esticou, desfez ou tirou a definição dos cachos…será mesmo?

No meu cabelo, por exemplo, eu nunca percebi diferença nenhuma, e eu sempre uso tintura permanente com amônia. Para responder a pergunta do título vamos precisar fazer um pouco de lição de casa. Sentem, lá vem história!

rihanna cabelo cacheado ruivo

Como funcionam a tintura permanente e a descoloração nos cabelos?

Os dois procedimentos partem de um mesmo pressuposto: remover enxofre do cabelo, localizado no córtex do fio (dúvidas a respeito podem ser sanadas aqui http://www.produtosdebeleza.com/guia-para-cabelos-estrutura-dos-fios.html).

Os dois principais ingredientes envolvidos em qualquer processo de coloração permanente e na maioria das descolorações são:

  • Água oxigenada (Peróxido de Hidrogênio): Remove o enxofre e ajuda na colocação do pigmento substituto no córtex.
  • Amônia: Abre a cutícula do fio, porque é alcalina, permitindo um maior alcance do córtex, além de funcionar como catalizador (acelerador da reação química). Em alguns descolorantes e tinturas ela é substituída por substâncias mais fracas, menos alcalinas e com menor poder de catálise. Por esse motivo as descolorações e tinturas sem amônia são menos eficazes.

tabela de ph

Perceberam qual é a lógica? A tintura e a descoloração são procedimentos alcalinos, que abrem as cutículas do fio para chegar ao córtex. Enquanto a tintura vai tirar a cor original do fio e depositar pigmentos novos incluídos na formulação, a descoloração só remove a cor que está no cabelo, natural ou sintética.

Por esse motivo, para evitar as mechas alaranjadas () ou amarelo-ovo, precisamos matizar ou tonalizar. Não dá para apenas descolorir, vai ter que colocar algum pigmento para ficar bonito…

O que determina se o processo de alteração de cor vai envolver ou não descoloração é a cor original ou preexistência de tintura e a quantidade de tons que a pessoa pretende clarear, porque a tintura permanente é mais fraca que o descolorante para arrancar a cor do córtex.

Tinta não clareia tinta, e cabelos muito escuros geralmente precisam de descoloração (Temos uma opção bem menos agressiva aqui http://www.produtosdebeleza.com/descoloracao-sem-agua-oxigenada-e-sem-danificar-os-cabelos.html)

Quem for uma boa PBéte e tiver lido tudo o que eu disse com bastante atenção já sabe a resposta da nossa pergunta-tema. Tintura e descoloração podem SIM deformar seus cachinhos.

O processo químico necessário para a alteração radical da cor é semelhante aos alisantes alcalinos, embora em menor escala, porque não é esse o objetivo do produto e a aplicação não é feita para forçar o esticamento do fio (ou pelo menos não deveria).

coloracao cabelos cacheados

Mas, e agora?

Quem precisa tingir o cabelo porque já tem muitos fios brancos – que não são cobertos por técnicas menos agressivas – ou quer mudar bastante de visual, mas não quer desestruturar o cacho, tem jeito?

Dá pra minimizar bastante esse efeito alisador.

Como descolorir cabelos cacheados

  • A primeira coisa: aplique o produto com pincel. Não use pente fino, ele estica o fio, que estará com as cutículas abertas e perdendo parte do enxofre que dá a forma ao cabelo…você está pedindo pro cabelo esticar fazendo isso, e se esticar, já era.
  • Segundo: Depois de aplicar o produto, amasse seus cachinhos, como se eles estivessem com o leave-in. Deixe a mistura agir com o cabelo na forma enrolada, para evitar a deformação…tudo bem soltinho, o mais cacheadinho que conseguir.
  • Depois de lavar e acabar o processo químico, corte a reação usando um acidificante. Pode ser o vinagre de maçã ou o nosso acidificante natural. Essas substâncias vão selar as cutículas, segurar a cor por mais tempo e evitar mais perda de enxofre, que é tudo o que não queremos.
  • Depois dessa loucura química, reponha a queratina dos fios, se julgar necessário. Cabelos elásticos não formam cachos decentes. Use e abuse de hidratações, óleos e cremes para pentear. Quanto mais hidratado e bem cuidado, mais cacheado.

O artigo Tintura e Descoloração Deformam os Cachos? – Manual dos Cachos foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/tintura-e-descoloracao-deformam-os-cachos-manual-dos-cachos.html

Deixe uma resposta