Terapia de Casal – Salve seu Casamento

A matéria Terapia de Casal – Salve seu Casamento
você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.

Meninas, no post “Sexo depois do casamento” a leitora Daysie Santos, comentou sobre “terapia de casal” e acho que é um tema super bacana para ser discutido aqui no PB com vocês!

Meu primeiro casamento durou 1 ano e meio e meu segundo já vai fazer 03 anos… não sei se terapia teria ajudado o meu primeiro, mas tenho certeza que fará parte do meu segundo kkkkkk

Digo isso por que acho que é importante nos dedicarmos a saúde do nosso relacionamento, da mesma forma que cuidamos da nossa saúde, fazendo check up periódicos…

Mas vocês sabem como funciona a terapia de casal? Adaptei uma explicação bem resumida do site “terapiadecasal.com” para ilustrar:

“A terapia de casal é um serviço especializado de apoio terapêutico aos casais que se encontram em situação de ruptura (seja divórcio, separação ou mal estar na relação). A terapia tem como principal finalidade, permitir ao casal adquirir uma noção clara dos problemas que afetam a relação, das necessidades que têm e analisar as hipóteses de reconciliação e caso existam, tentar encontrar meios facilitadores para o restabelecimento da relação. A pressão do cotidiano, acrescida do fato das expectativas e ambições individuais, muitas vezes, não coincidirem no casal, leva ao desgaste da relação. É neste aspecto que a terapia de casal pode prestar uma preciosa ajuda: criar oportunidades para que no casal haja o conhecimento, a compreensão e a integração destes desejos e ambições pessoais, numa vida partilhada.”

Li bastante sobre o tema, e vi que o profissional (psicólogo) age como mediador e não juiz em meio aos problemas e discussões do casal! Ajudando a descobrir a real causa dos problemas e apontando as melhores formas de expressar suas expectativas e frustrações.

A terapia, como disse no inicio do artigo, não deve ser buscada apenas como remédio para sanar problemas já agravados no relacionamento, mas sim como um acompanhamento contínuo em fases difíceis.

Ao contrário do que a maioria pensa, o inicio do casamento pode ser muito complicado (pelo fato de se afastar da família, mudar a rotina, ter mais responsabilidades), assim como o nascimento do primeiro filho, a tal da crise dos 07 anos de casados…

Brigas sem fim por motivos bobos, falta de interesse sexual, desconfiança excessiva, falta de dialogo são sintomas que precisam ser tratados com urgência! Não somente para salvar seu casamento, mas para preservar a sua saúde física e emocional!

Quantas vezes não sofremos caladas por um desentendimento, por uma agressão verbal (ou até mesmo física), por se sentir ignorada…Só o dialogo é capaz de resolver esses problema e ter uma terceira pessoa ali (emocionalmente estável) para ajudar é de grande importância.

Sempre ouvi dizer que os homens costumam ouvir sempre uma pessoa de fora, ao invés de ouvir sua esposa/mãe… no fundo, acredito nisso mesmo…mas isso acontece com nós mulheres também… A verdade é que “alguém de fora” não está emocionalmente envolvido e será sempre mais racional e razoável do que as partes envolvidas…assim consegue analisar o conflito sem ser tendencioso (tá…parentes e amigas não valem!).

Normalmente a terapia dura 06 meses, uma vez por semana por 1h, mas depende de cada caso! Também podem fazer namorados, amantes…qualquer tipo de casal…

Li que em alguns casos a terapia não salva o casamento, mas que as partes conseguem manter uma relação de amizade durante a separação… Li também, um depoimento de uma mulher que após fazer a terapia com o marido, ambos decidiram se separar: “… mesmo nos separando após a terapia, gostei muito de ter feito, pois sai do casamento com a sensação de dever cumprido, fui até o final e fiz tudo que pude para salvar meu casamento, mas era mais saudável para ambos, nos separar” disse.

Acho válido mesmo quando o resultado não é o esperado (concordemos que terapia não faz milagres), pois consegue fazer com que os laços sejam soltos com menos atritos e que fique mais fácil perceber que aquela relação já não nos faz bem…

Nós mulheres (principalmente) sofremos muito com o final de um relacionamento, amamos demais, nos prendemos de mais e o que é pior não largamos! Isso mesmo! Mesmo tendo todas as evidências que aquele relacionamento está nos fazendo mal, continuamos ali, insistindo, sofrendo por dias, meses e até mesmo anos!

A terapia consegue abrir essa consciência dentro de nós de que o relacionamento não é mais viável e assim conseguimos por nós mesmas (sim, por que o mundo pode dizer isso, mas a gente só acredita quando tomamos consciência sozinhas de que não vale mais a pena!) soltar os laços que nos prende.

Mas, a intenção do artigo é dizer que devemos sim, pensar em utilizar esse recurso como meio de melhorar nosso relacionamento (e com isso nossa vida), como um alimento diário para o amor do casal!

Procure algum lugar que faça terapia de casal (se tiver indicação, melhor ainda!) e vá sozinha fazer uma consulta, se informar como funciona…Vi que primeiro atendem individualmente, depois o casal e em alguns casos, há encontros coletivos (vários casais).

Se seu marido (companheiro) é muito fechado, vá você primeiro e vá contando a ele como foi sua conversa, vá sendo mais atenciosa… vá somando pontos! Diga o quanto gostaria que ele fosse e que seria importante para o casal… como eu sou super dramática (e grossa) já diria “você vai no dia tal comigo! Se não for, nosso casamento acaba na mesma data!” … mas não siga meu exemplo…mas se ele fizer corpo mole, seja firme! Tem coisas que não adianta ficar se remoendo pelos cantos, se imponha!

Uma boa dica é ler (livros, artigos em sites, revistas) que falam de como melhor o relacionamento, mas que dê para ele ver que você está lendo…assim ele vai pensar que você está tentando melhor o relacionamento, sinal que as coisas não andam bem entre vocês!

Buscar ajuda profissional não é vergonhoso, ao contrário, demonstra o quanto o casal ainda se ama e quer que a relação dê certo! Invista em seu relacionamento!

Vocês já fizeram terapia de casal ou conhecem alguém que fez ou faz? O que pensam a respeito meninas?

Bjos da Bru,

 

Mãe, esposa e mulher que pensa. Adoro escrever crônicas pessoais e compartilhar algumas de minhas experiências com produtos de beleza.

Artigos Relacionados:

O artigo Terapia de Casal – Salve seu Casamento
foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/terapia-de-casal-salve-seu-casamento.html

Deixe uma resposta