Tendinite pode ser indício de exagero no treino – em Cuidados com o corpo

O excesso de exercícios pode provocar além dores, lesões como tendinite. Saiba mais!

Por Kelly Miyazato



Tendinite pode ser indício de exagero na prática de exercícios
Foto: Assessoria | Reprodução

Diz a sabedoria popular que “tudo o que é demais, sobra” e no caso das atividades que envolvem o corpo, o excesso geralmente leva a uma lesão. A tendinite é uma inflamação dos tendões que acontece pelo esforço repetitivo em algumas profissões e também no caso de esportistas imprudentes, que erram a mão na hora de se exercitar e exageram na dose e ultrapassando o limite de tolerância do aparelho locomotor. Apesar de dolorosa, a tendinite pode ser benéfica ao organismo, segundo Turibio Leite de Barros – fisiologista e diretor técnico da Physio Institute.


“A tendinite pode ser um mecanismo de proteção. Se o tendão não doesse, o exagero iria continuar até que você desenvolvesse lesões mais sérias do aparelho locomotor, como fraturas por estresse, problemas de cartilagem das articulações e até mesmo órgãos vitais, como o coração, poderiam ser afetados pelo excesso de uso”, diz.

Por isso, nenhuma dor deve ser negligenciada e, ao primeiro sintoma doloroso, nada de tomar analgésicos ou fazer aplicação de gelo para mascarar o problema. “A dor é um indício de que algo não está certo ou que há um exagero. A primeira providência é trata-la e procurar um profissional para obter o diagnóstico da causa. A tendinite, embora pareça algo simples e comum é um sinal clínico que deve ser tratado, respeitado e valorizado”, conclui.

 

*Agradecimentos ao Turibio Leite de Barros – fisiologista e diretor técnico da Physio Institute.

 

 

O artigo Tendinite pode ser indício de exagero no treino – em Cuidados com o corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/tendinite-pode-ser-indicio-de-exagero-no-treino/6051

Deixe uma resposta