Tempo seco: saiba quais são os cuidados fundamentais – em Cuidados com o corpo

Veja algumas dicas para amenizar alguns dos sintomas apresentados durante esse período. Confira!

Por Kelly Miyazato



tempo-seco

Combata os sintomas do clima seco, mantendo o corpo hidratado
Foto: Shutterstock

tempo seco e as temperaturas baixas podem ocasionar prejuízos à saúde. De acordo com Renato Neves, oftalmologista, o corpo fica mais sensível por conta da falta de hidratação, somada à concentração de poeira e micro-organismos no ar.


O especialista recomenda utilizar lágrimas artificiais; uma toalha molhada ou uma bacia perto da cama; tomar 2 litros de água por dia e alimentos oleosos como linhaça e peixeômegas 3, 6 e 9. Arnaldo Bordon, oftalmologista e pesquisador em doenças da retina, comenta que durante o clima seco a perda de água é maior, em particular nos olhos e nas mucosas da boca e nariz, causando o ressecamento. No caso dos olhos, a evaporação é mais rápida, em particular em ambientes de ar-condicionado e dentro de aviões.

Bordon alerta para evitar as receitas caseiras, que não conseguem reproduzir a composição da lágrima e se contaminam facilmente. Nesse aspecto, o risco de conjuntivite e até úlcera de córnea é ainda maior, principalmente em usuários de lentes de contato. Portanto, o uso de lágrima artificial é imprescindível e, “para manter a hidratação, consumir alimentos como: melancia, mexerica, morango, tomate, alface, abóbora, entre outros”, reforça.

 

O artigo Tempo seco: saiba quais são os cuidados fundamentais – em Cuidados com o corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/tempo-seco-saiba-quais-sao-os-cuidados-fundamentais/3900

Deixe uma resposta