Suplementos: confira os mitos e verdades sobre esses energéticos – em Nutrição

Especialista esclarece as principais dúvidas sobre os suplementos

Por Redação Corpo a Corpo/ Adaptação Rebecca Nogueira Cesar



Suplementos Alimentares

Suplementos alimentares

Foto: Danilo Borges

Karina Ruiz, farmacêutica especialista em Nutracêuticos e Nutricosméticos e autora do livro Nutracêuticos na Prática – Terapias Baseadas em Evidências (SP), explica as dúvidas por trás desses energéticos 

Creatina pode fazer mal

Considerado um dos suplementos mais utilizados para oferecer força ao atleta, ela pode, dependendo da dose, causar problemas nos rins e no fígado, principalmente em pessoas que já apresentam anormalidades nesses órgãos.

Os suplementos deixam de fazer efeito com o tempo

Assim como o treino é regularmente alterado para causar estímulo aos músculos, o suplemento também requer ajuste na dose. Por isso a necessidade de um profissional especializado.

Há contraindicação para o uso do BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada)

O principal papel deles é a recuperação de lesões musculares, formadas durante um treino intenso de musculação. Porém, ele pode alterar o nível de serotonina, substância que, na sua falta, altera humor, sono e desencadeia uma série de outros problemas emocionais. Portanto, pacientes que fazem tratamento para depressão podem ter contraindicação.

Whey protein é eficaz

É um mix de aminoácidos que pode contribuir para o aumento de massa magra e, consequentemente, de força. Ele é considerado um dos meios de crescimento muscular mais saudável, pois geralmente é derivado da proteína do soro do leite, que é extraída durante o processo de transformação do leite em queijo. 

Chá-verde queima gordura

Há substâncias que aceleram a lipólise, quebra da gordura, que se encontra acumulada no tecido adiposo. No entanto, é preciso cautela, especialmente em pessoas com pressão alta.

Eles melhoram a força dos músculos, mesmo sem treino

Para desenvolver a musculatura é necessário o estímulo, que vem da malhação. O suplemento será um aliado. Sem um não há o outro.

O artigo Suplementos: confira os mitos e verdades sobre esses energéticos – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/suplementos-confira-os-mitos-e-verdades-sobre-esses-energeticos/4010

Deixe uma resposta