Shampoo Sem Sulfato Remove Óleo Mineral e Silicones?

A matéria Shampoo Sem Sulfato Remove Óleo Mineral e Silicones? você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.

Mais uma vez meu artigo sobre óleo mineral causa rebuliço! O mito de que óleo mineral é o terrível vilão dos cabelos não morre e muitas meninas que aderem aos métodos no-poo and low-poo acreditam que óleo mineral é a pior coisa do mundo para cabelos. Eu canso de falar que óleo mineral não faz mal, mas que não trata os fios como óleo de coco, de pequi ou de argan, porém ele tem sua função cosmética e é algo muito bom para a pele e cabelo.

Óleo mineral tem uma única função – umectação – e faz isso muito bem, sem obstruir poros, sem causar resíduos e é sim removido facilmente! Óleo mineral pode até ser removido dos cabelos apenas com condicionador. Sendo assim, shampoos sem sulfato removem qualquer vestígio de óleo mineral, sem problemas.

Silicone, já é outra história. Eles não são tão facilmente removidos e são bem diferentes de óleo mineral. Vários leave-ins, protetores térmicos e sérums capilares contém silicones em suas fórmulas e eles sim podem deixar resíduos e não são ideais para quem usa os métodos low-poo ou no-poo.

Eu uso silicone no meu cabelo e uso óleo mineral também. Também sou ávida adepta aos shampoos sem sulfatos – nunca uso shampoos comuns! De vez em quando faço uso de condicionadores de limpeza. Cabelo precisa de óleos, por isso não vejo problemas em deixar vestígios de silicone no meu cabelo após lavar.

Shampoos sem sulfatos, dependendo da fórmula podem tão adstringentes quanto shampoos com sulfato. Fórmulas com Olefin Sulfonates são menos agressivas do que fórmulas com SLS (sulfatos), mas mesmo assim causam inchaço na pele e irritação.

O surfactante cocamidopropylbetaine (cocobetaine /cocabetaine) é o melhor ingrediente em shampoos sem sulfatos, pois ele limpa bem e não agride, pois combina íons positivos e negativos (os que realmente limpam) que equilibram o pH e não causam irritação.

Se você faz low-poo ou no-poo, não se preocupe – use óleo mineral na sua umectação ou para controlar frizz, como leave-in ou para deixar seu cabelo mais comportado. Use óleo de coco, argan ou pequi em máscaras de tratamento para reparar os fios. Combine óleo mineral e óleo de coco para uma hidratação de tratamento completa.

Óleo mineral é excelente para cabelos finos e oleosos, pois ele não pesa no cabelo, não acumula e é facilmente removido. Use-o como leave-in, protetor térmico ou styling serum e você vai gostar do resultado.

Eu nunca disse que óleo mineral é melhor que outros óleos, apenas disse que não é pior. Óleo mineral não trata, mas hidrata e é a melhor coisa para controlar frizz sem pesar nos fios.

Há muitos estudos científicos que comprovam a eficácia cosmética do óleo mineral, aqui vão as fontes caso queira conferir: Journal of Dermatologic Science, May 2008, pages 135–142; International Journal of Cosmetic Science, October 2007, pages 385–390; European Journal of Opthalmology, March-April 2007, pages 151–159; International Wound Journal, September 2006, pages 181–187; Ostomy Wound Management, December 2005, pages 30–42; and Dermatitis, September 2004, pages 109–116

 

O artigo Shampoo Sem Sulfato Remove Óleo Mineral e Silicones? foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/shampoo-sem-sulfato-remove-oleo-mineral-e-silicones.html

Deixe uma resposta