Shampoo Sem Sal e Shampoo Sem Sulfato Não São as Mesmas Coisas

A matéria Shampoo Sem Sal e Shampoo Sem Sulfato Não São as Mesmas Coisas você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.


Já recebi vários comentários do tipo “Shampoo sem sulfato é a mesma coisa de shampoo sem sal?” – A resposta é NÃO! Esta confusão é comum, afinal muitas pessoas ainda não sabem o que são sulfatos e os mals que causam aos cabelos.

Sal é usado em shampoo como emulsificante, não age como detergente, ele apenas deixa o shampoo com a textura mais viscosa. Sal pode ressecar o cabelo, assim como faz com a pele, pois o líquido (óleos naturais do cabelo) é absorvido pelo sal através de osmose.

Muitos shampoos no mercado não contêm sal, mas na verdade o sal nem é tão ruim assim para os cabelos.

Por alguma razão, mais este mito foi propagado: Não compre shampoo com sal, ele vai acabar com seu cabelo! Eu só compro shampoo sem sal! Nossa nova linha para cabelos danificados não contem sal.

Evite usar shampoos com sal, mas saiba que esses não chegam nem perto de serem tão terríveis quanto os grandes vilões que dominam o mercado, os shampoos com sulfato!

Sulfato é também um sal, mas com uma diferença importante – é um sal de ácido sulfúrico, ou seja, muito mais perigosos e assustador!

Fórmula do sal – NaCI

Fórmula do sulfato – SO2−4

A grande maioria dos shampoos no mercado contem sulfatos e hoje em dia, a maioria não contem sal. No Brasil, cerca de 98% dos shampoos vendidos nas farmácias e lojas especializadas têm sulfatos, ou seja, não é tão fácil encontrar shampoos sem sulfatos para comprar. Nós já falamos muitas e muitas vezes aqui no PB o quão terríveis são os shampoos sem sulfatos, mas acho que ainda é necessário repetir.

Por que shampoos com sulfatos são ruins para o cabelo?

Os sulfatos mais comuns e também os mais agressivos, são sodium lauryl sulphate (SLS) e sodium laureth sulphate (SLES) e eles têm ação detergente, ou seja eles são os responsáveis pela espuma que o shampoo faz durante o banho e por dar aquela sensação de limpeza que faz o cabelo até cantar.

Sodium lauryl sulphate (SLS) e sodium laureth sulphate (SLES) são usados em detergentes de lavar louça (cuja fórmula é bem parecida com a de shampoos comuns) e também em tiner (thinner) de tinta, isso mesmo! Lavar o cabelo com shampoo comum é quase a mesma coisa do que passar tiner no cabelo!

Aliás, você sabia que salões caros às vezes usam tiner para retirar a tintura do cabelo e falam que é um produto profissional de fórmula secreta – eu sei pois trabalhei em um spa nos EUA que fazia isso! Quando tiver que retirar tintura de cabelo, tiner é uma opção e não é tão ruim para o cabelo quanto seu bom e cheirosinho shampoo!

Shampoo com sulfato é terrível, tenebroso, acaba com o cabelo, corrói as cutículas dos fios e destrói as ligações fibrosas do córtex, resseca, danifica e faz buracos na estrutura dos fios.

Sabe qual o maior responsável pelos danos causados no segundo fio de cabelo na imagem acima? Seu shampoo! Sim aquele mesmo bem caro da Kerastase ou aquele outro da Biolage que tem um cheiro divino e aquele ali também da L’oreal – sem tem sulfato, os shampoos agem como ácido no seu cabelo e depois você não entende porque ele anda tão ressecado apesar de estar usando aquela máscara reparadora caríssima com extrato de caviar!

Mas Ju, se shampoos com sulfatos são tão ruins, por que as empresas continuam usando esses ingredientes em seus shampoos?

Porque existe um complô, um grande esquema orquestrado pela L’oreal para destruir seu cabelo e assim você é obrigada a comprar os produtos reparadores da marca! RISOS!! A louca cheia de teorias de conspiração!

No entanto essa teoria tem um fundinho de verdade… Porém a razão pela qual sulfatos são indiscriminadamente usados em shampoo é porque existe uma cultura muito forte em lavar o cabelo com espuma.

A espuma limpa, deixando o cabelo com aquela sensação de frescor. Sua ação adstringente é algo muito favorecido pelas mulheres, especialmente em países quentes. No fim do dia, as mulheres querem limpar a nhaca e suor dos cabelos e acreditam que quanto mais espuma o shampoo fizer, mais limpo o cabelo vai ficar.

O que não é verdade, shampoos sem sulfatos ou mesmo o método No Poo limpam os cabelos muito bem e até retiram silicones, óleos e resíduos, ao contrário do que muitos dizem por aí.

De uma vez por todas – USE SHAMPOO SEM SULFATO – pelo amor aos seus cabelos, use seus shampoos com sulfatos para lavar calcinhas ou doe-os para aquela sua vizinha chata e barulhenta. Seus cabelos irão agradecer e ficar muito mais saudáveis!

LINKS ÚTEIS:

Lista de Shampoos Sem Sulfato

Lave seu cabelo sem shampoo – aprenda a fazer o método No Poo

 

O artigo Shampoo Sem Sal e Shampoo Sem Sulfato Não São as Mesmas Coisas foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/shampoo-sem-sal-e-shampoo-sem-sulfato-nao-sao-as-mesmas-coisas.html

Deixe uma resposta