Seios: veja os cuidados ideais para cada idade – em Cuidados com o corpo

Entenda o que costuma acontecer com os seios no decorrer dos anos

Por Isabel Taranto/ Realização Tomaz Souza Pinto/ Adaptação Rebecca Nogueira Cesar



Cuidados com os seios em cada idade

É preciso ter cuidados específicos com os seios em cada idade

Foto: Danilo Borges

Exibir seios firmes, arredondados, sem estrias e do tamanho que quiser é só uma questão de dedicação. O tempo passa, a tecnologia avança, as mulheres se cuidam cada vez mais. Porém, os problemas com os seios continuam os mesmos.

Quem tem mamas grandes, quer diminuí-las, quem as tem pequeninas, sonha com um decote recheado. Felizmente, não faltam recursos para você melhorar a sua comissão de frente e ficar com tudo, literalmente, em cima. No entanto, para cuidar das mamas direitinho, é preciso saber como é a sua composição. “Quando a mulher é jovem, a mama é mais durinha porque tem mais glândulas mamárias e menos gordura. Além disso, os ligamentos que a sustentam também são mais firmes”, explica Luiz Eduardo Abla, professor do departamento de cirurgia plástica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Segundo ele, com o passar do tempo, as glândulas mamárias vão sendo substituídas por gordura, de tecido mais mais mole, e os seios tornam-se, aos poucos, menos firmes.

Por essa razão, é muito importante cuidar da pele do seio hidratando-a constantemente e eliminando de vez da rotina os banhos com água muito quente. “A pele do seio é coberta por uma camada de queratina e células mortas que a protegem de micro-organismos e agentes físicos e químicos que podem agredi-la. O banho quente destrói essa camada, podendo ocasionar o surgimento de fissuras na pele pelas quais podem entrar, por exemplo, bactérias”, avisa o médico da Unifesp, que afirma ainda que o uso de hidratante nessa região, aplicado com massagens, melhora a circulação — por liberar estamina, uma substância vasodilatadora.

O que mais não pode? Expor os seios ao sol por mais de dez minutos por dia. Exagero? Que nada. “De acordo com pesquisas realizadas no mundo todo, 85% do envelhecimento da pele é causado pelo sol e apenas 15% por fatores como a idade e o envelhecimento do organismo como um todo”, garante a dermatologista Ediléia Bagatim, professora adjunta do departamento de dermatologia da Unifesp. Ela recomenda que se use nas mamas protetor solar com o mesmo FPS usado no rosto, ou seja, no mínimo 30. Outra medida essencial para garantir a saúde e a beleza das mamas é a manutenção do peso. Isso porque quando engordamos, seja durante a vida ou em função de uma gravidez, a mama aumenta de tamanho e a pele estica, muitas vezes além do que pode suportar. Aí aparecem as estrias e a flacidez, que fazem os seios despencarem quando recuperamos a silhueta original. Vale ainda apostar em exercícios de musculação que trabalhem os músculos das costas e os peitorais — eles melhoram a postura e ainda colaboram para a aparência firme das mamas.

 

O artigo Seios: veja os cuidados ideais para cada idade – em Cuidados com o corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/seios-veja-os-cuidados-ideais-para-cada-idade/3922

Deixe uma resposta