Saiba quais são os exercícios ideais para cada fase do ciclo menstrual – em Cuidados com o corpo

Descubra como adaptar suas atividades físicas de acordo com as etapas menstruais


Por Patrícia Affonso/ Adaptação Rebecca Nogueira Cesar



A vontade de fazer atividades físicas varia de acordo com as fases do ciclo menstrual

A vontade de fazer atividades físicas varia de acordo com

as fases do ciclo menstrual

Foto: Danilo Borges

Em uma semana você se sente disposta e ágil. Na outra, a vontade de mexer o corpo sumiu. Isso pode ter a ver com as fases menstruais. Descubra como elas funcionam e adapte suas atividades a elas.

Quem pratica atividade física sabe o quão prazeroso esse hábito pode  ser. A gente se sente mais disposta, motivada e competitiva. Às vezes,  nem mesmo existe um oponente do outro lado, como é o caso da academia.  Mas só o fato de testar os próprios limites e ultrapassar barreiras já vale muito. Mesmo cientes de todos os benefíciosfísicos e psicológicos — proporcionados pelo esporte, há dias em que a coisa simplesmente não rola. A vontade de levantar da cama e dar início às atividades não aparece e quando insistimos e declaramos guerra à indisposição, o resultado deixa a desejar. Não conseguimos nos concentrar, as repetições tornam-se cansativas e, assim, acabamos jogando a toalha mais cedo. Mas vá com calma no julgamento. Antes de se culpar, vale saber: nem sempre se trata de preguiça, pura e simplesmente. Você sabia que as oscilações no rendimento esportivo podem ter relação direta com as fases do ciclo menstrual? “As alterações hormonais, os sintomas físicos e psicológicos provenientes da menstruação, tudo isso pode influenciar no desempenho durante as atividades físicas”, afirma José Bento de Souza, ginecologista e  obstetra do Hospital Albert Einstein (SP). Para ajustar a rotina de acordo com essa delicada relação é importante entender o que acontece com seu corpo em cada fase do ciclo menstrual. Dessa forma, é possível programar atividades que caem bem para cada momento, evitando desgastes e as implacáveis cobranças pessoais. Acompanhe! 

E quem utiliza anticoncepcional? Essa montanha-russa de emoções e reações físicas, geralmente, não ocorre para as mulheres que fazem uso de métodos contraceptivos hormonais. “O anticoncepcional inibe as alterações de estrógeno e progesterona”, conta José Bento de Souza. Se esse é o seu caso e, mesmo assim, você sente com muita intensidade os incômodos, especialmente no período pré-menstrual, o ideal é procurar um especialista que poderá indicar outro medicamento, que se adapte melhor ao seu organismo.

O artigo Saiba quais são os exercícios ideais para cada fase do ciclo menstrual – em Cuidados com o corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/saiba-quais-sao-os-exercicios-ideais-para-cada-fase-do-ciclo-menstrual/3914

Deixe uma resposta