Saiba mais sobre o glúten – em Nutrição

O glúten pode ser encontrado em alimentos derivados do trigo, centeio e cevada. Conheça os alimentos que são ricos dessa proteína

Texto: Caroline Randmer | Adaptação: Nathália Henrique



Saiba como evitar alimentos com glúten 

Foto: Danilo Tanaka / Alisson Ricardo

O glúten tem assumido o posto de vilão da saúde, podemos encontrá-lo no trigo, centeio e cevada, além de estar presente em alimentos ricos em carboidratos e com alto índice glicêmico – que elevam a taxa de acúcar no sangue. Saiba mais sobre o glúten e conheça os alimentos que são ricos dessa proteína. 


 

Produtos selecionados

Ele não é encontrado em todo lugar. Os principais alimentos que contêm a substância são pães, torradas, bolachas, massas, biscoitos, bolos e salgadinhos. Basicamente todos os derivados do trigo, da cevada, do centeio e da aveia. Mas se você prestar atenção às prateleiras do mercado, encontrará versões livres de glúten — mas esteja disposta a pagar um pouco mais caro por elas.

Livre de culpa

Não, ele não tem uma agenda especial contra os seus planos de emagrecimento. “Acontece que os itens cheios de glúten são, também, ricos em carboidrato, então o consumo excessivo dessas fontes acaba resultando em reservatórios de gordura abastecidos”, conta Carolina Rodrigues, nutricionista da ADJ Diabetes Brasil (SP). O segredo é ingerir tudo com muita moderação.

Nem sinal dele

Somente pessoas portadoras de doença celíaca, ou seja, quem tem intolerância à proteína, devem bani-lo do cardápio. Nesse caso, a medida é mais do que justificada, afinal, a substância não é bem digerida e isso resulta em um baita mal-estar. Mas nem pense em se diagnosticar sozinha. Para ajudá-la a descobrir se seu organismo tem dificuldades em aceitá-lo, consulte um especialista.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 301

O artigo Saiba mais sobre o glúten – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/saiba-mais-sobre-o-gluten/4352

Deixe uma resposta