Saiba cuidar da hidratação do corpo – em Mulher de Corpo

Texto: Lilian Sobral | Adaptação: Nathália Henrique



Saiba cuidar da hidratação do corpo

Foto: Shutterstock

A regra básica de beber pelo menos dois litros de água por dia é o ponto de partida para cuidar da hidratação do corpo. No verão, é necessário aumentar a quantidade, uma vez que, com o suor, são eliminados líquidos e sais minerais. “Saliva espessa, sede, alteração no volume e na concentração da urina e aumento da frequência cardíaca e respiratória são sinais claros de desidratação”, alerta Jomar Souza, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE). Isso sem contar quea temida cãibra também é consequência da falta de água.

Para evitar prejuízos, faça uma conta simples: a cada hora de exercício, consuma 10 ml do líquido por quilo de seu peso. Por exemplo, se você pesa 60 quilos, deve tomar 600 ml – melhor ainda se puder distribuir o total em intervalos de 20 minutos. Quem pratica esportes intensos e prolongados pode apostar no isotônico depois da atividade. “A bebida fornece os carboidratos necessários para manter a concentração de açúcar no sangue equilibrada e ainda repõe sódio e potássio, evitando lesões e cãibras”, afirma Rodrigo Guimarães de Andrade, médico do esporte e diretor da Clínica Aspin (SP). A quantidade ideal deve ser recomendada por um médico ou nutricionista, porque varia de acordo com o tempo e a intensidade da atividade, peso e pressão arterial.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 311

O artigo Saiba cuidar da hidratação do corpo – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/saiba-cuidar-da-hidratacao-do-corpo/7526

Deixe uma resposta