Saiba como evitar o ataque noturno à geladeira – em Nutrição

O ataque noturno à geladeira é geralmente causado pela ansiedade e estresse. Saiba como acabar com esse hábito

Texto: Ana Paula de Araújo | Adaptação: Nathália Henrique



Saiba como evitar o ataque noturno à geladeira

Foto: Shutterstock

Pasme: o ataque noturno à geladeira pode fazê-la consumir até 50% mais calorias do que você precisa em um dia — em um ano, isso contabiliza 10 quilos a mais na balança. Esse episódio, geralmente causado por ansiedade e estresse, é chamado de Síndrome da Alimentação Noturna (SAN). Durante o sono, o corpo libera leptina, hormônio responsável pela sensação de saciedade. “Por isso, quem acorda no meio da noite acaba com os níveis da substância comprometidos, resultando no aumento da fome”, explica Sibele Carteiro Pereira, nutricionista consultora da Smart Life (SP).


Porém, abolir todo e qualquer alimento ao cair do sol não é a saída. A privação desregula o metabolismo e facilita a compulsão alimentar, já que a primeira reação quando o estômago ronca é atacar comidas gordurosas em grandes quantidades. “A solução é fazer uma ceia antes de ir para a cama, especialmente para quem dorme tarde”, diz Perla Nogueira, nutricionista da clínica Espaço Nutriente (RJ).

Revista Corpo a Corpo | Ed. 307

O artigo Saiba como evitar o ataque noturno à geladeira – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/saiba-como-evitar-o-ataque-noturno-a-geladeira/5986

Deixe uma resposta