Saiba como cuidar da sua beleza na faixa dos 30 anos – em Cuidados com o corpo

Conheça os sinais do envelhecimento precoce, e descubra se você tem cuidado direito da sua beleza

Por Heloísa Noronha/ Realização Tomaz Souza Pinto/ Adpatação Rebecca Nogueira Cesar



Cuidados com a beleza aos 30 anos

Alguns sinais indicam se sua pele está normal ou se está 

envelhecendo precocemente

Foto: Danilo Borges

Nessa faixa etária, a pele começa a envelhecer, pois a renovação celular diminui e a textura se torna irregular. Além disso, 10% do mecanismo de defesa da pele fica enfraquecido. Após os 30 anos, as manchas também se tornam mais evidentes devido a distúrbios na produção de melanina. As glândulas sebáceas passam por alterações que comprometem a produção de sebo, tornando a pele levemente desidratada. 

Como retardar o tempo

Além de manter os cuidados dos 20 anos, você deve:

Tenha uma alimentação equilibrada. Dietas ricas em carboidratos, gorduras e comidas prontas com conservantes e corantes contribuem para o aumento de radicais livres no organismo. Aposte em frutas, legumes, verduras e carnes magras.


Mantenha o peso. Fuja de dietas muito restritivas, principalmente por longos períodos, pois elas podem detonar o chamado “efeito sanfona”. Quem engorda e emagrece muito rápido e na sequência volta a perder ou a ganhar peso, acaba sofrendo com a flacidez. O resultado? Uma pele precocemente envelhecida. Vá ao ginecologista. Muitos problemas de pele são, na verdade, resultado de disfunções hormonais. Manter as consultas e os exames em dia faz bem não só para a saúde, mas para a beleza da pele. 

Adote cremes específicos. Se você ainda não se preocupou, é hora de atentar aos efeitos do tempo e investir em cosméticos anti-idade, principalmente para a frágil região dos olhos, antimanchas e de uso noturno, com ativos mais potentes.

Modere o açúcar. O colágeno é uma proteína que dá elasticidade e viscosidade à pele. Quando consumimos muito açúcar, há uma desestabilização do colágeno, que leva à perda de elasticidade da pele.

Sinais comuns

– Perda sutil de viço
– Primeiras manchinhas de envelhecimento
– Linhas mais pronunciadas podem começar a surgir
– Aparecimento dos sulcos nasogenianos

Sinais que merecem atenção

– Vincos muito marcados no início dos 30 anos (eles costumam surgir na idade próxima aos 40)
– Flacidez
– “Código de barras” (ruguinhas finas acima dos lábios)
– Pele da pálpebra inferior e superior muito flácida
– Sulcos nasogenianos muito profundos, se estendendo até a região abaixo do lábio inferior

 

O artigo Saiba como cuidar da sua beleza na faixa dos 30 anos – em Cuidados com o corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/saiba-como-cuidar-da-sua-beleza-na-faixa-dos-30-anos/4039

Deixe uma resposta