Sabonete líquido, normal e bactericida: entenda a diferença – em Cuidados com o corpo

Você sabe a diferença entre o sabonete líquido, normal e bactericida? Qual é o
melhor? Conheça as particularidades de cada um e aposte no certo

Da Redação Corpo a Corpo



higiene-íntima

O sabonete ideal deve respeitar o pH ácido da região íntima
Foto: Danilo Borges 

A região íntima precisa de cuidados especiais na higienização. Além da periodicidade da limpeza, é importante escolher os produtos corretos. De acordo com o Guia sobre Higiene Íntima, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), a escolha das mulheres deve levar em consideração produtos que respeitem o pH ácido da região íntima, que previnem a proliferação de bactérias, ajudando a evitar infecções e odores. Mas como escolher o certo? Veja a diferença entre os tipos mais comuns de sabonetes…

Íntimo

São produtos indicados exclusivamente para essa área. A melhor opção são os produtos hipoalergênicos, apropriados para a higiene íntima, que reduzem a chance de ocorrência de quadros irritativos. Deve-se dar preferência aos líquidos, com pH ácido (entre 4,2 e 5,6) e que produzam pouca espuma.


Normal

A maioria deles tem pH alcalino, que é diferente do ambiente natural da região íntima. Produtos desse tipo podem prejudicar a camada ácida natural e protetora da região, que serve como proteção contra germes que causam alergia e coceira.

Bactericida

Eles têm pH entre 11 e 12º, o que pode comprometer a defesa natural da região, deixando-a suscetível a micro-organismos e outras substâncias nocivas para o organismo. Além disso, é bom evitar produtos que contenham substâncias antissépticas (como triclosan e clorexidina), para não atacar a flora natural.

O artigo Sabonete líquido, normal e bactericida: entenda a diferença – em Cuidados com o corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/sabonete-liquido-normal-e-bactericida-entenda-a-diferenca/3600

Deixe uma resposta