Receita rápida: Co-Wash Anti-Resíduos

A matéria Receita rápida: Co-Wash Anti-Resíduos você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.

Semana passada eu escrevi uma receitinha para quem usa shampoo sem sulfatos e quer manipular, hoje é receita sem shampoo nenhum, rapidinha e que só leva dois ingredientes.

Por vezes quem não usa shampoo acha que precisa de espuma pra tirar resíduos do cabelo e fica sem usar silicone, óleo mineral e afins por causa disso. Uma coisa é a pessoa usar porque não gosta, porque prefere produtos naturais, porque acha um absurdo o preço de determinadas fórmulas que tem óleo mineral como o principal componente etc. Outra coisa completamente diferente é achar que não dá pra tirar resíduos dos cabelos sem usar soluções espumantes.

A recompensa física causada pela sensação da espuma e a impressão de limpeza que isso dá é uma criação da indústria de higiene e beleza para transformar o uso dos produtos em hábito. Quando utilizamos algo que dá uma sensação física agradável, de geladinho, de espuma etc associamos mentalmente a conclusão dessa tarefa agradável em sensação de “dever cumprido”. Seu cabelo fica limpo sem espuma, mas você não assimila isso psicologicamente por puro hábito. Isso também aconteceu com a pasta de dentes, que só passou a ser usada com frequencia pelas pessoas quando ficou mentolada e espumosa.

A alternativa de hoje nada mais é que a soma dos nossos condicionadores para co-wash de cada dia (o melhor é o yamasterol amarelo) com bicarbonato de sódio. A proporção depende do tamanho do seu cabelo e da quantidade de co-wash mais turbinado que você quer preparar, mas seria mais ou menos uma colher de sopa de pó pra cada 50 ml de creme. Mistura e usa. Eu gosto de dar uma batidinha com o garfo pra ficar com uma consistência de mousse, porque fica mais gostoso de aplicar na cabeça, mas é só pela sensação mesmo, misturar normal também funciona.yamasterol

Fim da receita \o/

Procure utilizar fórmulas de cremes leves, sem silicones ou óleo mineral – não porque ele é o deabo, mas porque você vai aplicar na raiz e não quer deixar eventuais resíduos mal enxaguados na pele, que somados à umidade da lavagem podem fazer mal para a pele de sua cabecita –  dê preferência a cremes com uma textura tipo a do yamasterol amarelo mesmo, que é o meu favorito rs.

Essa misturinha serve para balancear o excesso de oleosidade ou para ser usada antes de um tratamento mais específico porque limpa bastante a fibra capilar. Pra quem não usa shampoo nenhum não precisa usar em todas as lavagens, pode ser de acordo com a necessidade, porque limpa bastante.

Esqueça essa história de que só detergente espumoso limpa o cabelo. Bicarbonato de sódio é maravilhoso para limpeza potente e consegue remover muito bem os resíduos do cabelo.

 

O artigo Receita rápida: Co-Wash Anti-Resíduos foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/receita-rapida-co-wash-anti-residuos.html

Deixe uma resposta