Receita diet de mousse de goiaba e chocolate branco com inhame – em Receitas Light

Que tal uma sobremesa deliciosa, saudável e prática? A receita diet de mousse de goiaba e chocolate branco com inhame, além de nutritiva, possui 120 calorias e leva 15 minutinhos para preparar. Bora já para cozinha!

Por Kelly Miyazato



Receita diet de mousse de goiaba e chocolate branco com inhame
Foto: freeimages

O nome é diferente e várias pessoas confundem, será uma raiz, ou um tubérculo? Segundo Elaine Moreira, nutricionista consultora Linea Sucralose, não, o inhame é um rizoma, ou seja, um caule modificado que leva água e nutrientes para a planta.

“Considerado um vegetal muito nutritivo, o inhame é rico em carboidratos e fibras, ferro, fósforo, além de ter vitaminas do complexo B, B1 e a vitamina B5, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. E vale lembrar, que há poucas pesquisas científicas sobre seus benefícios clínicos, mas a prática clínica tem sugerido vários benefícios na redução dos sintomas da menopausa e aumento da fertilidade. As propriedades funcionais se devem à presença de um fito-hormônio chamado diosgenina, uma opção de tratamento alternativo para a sensação intensa dos chamados de ‘calores da menopausa’, assim como o ressecamento da mucosa e irritabilidade, entre outros sintomas que acompanham essa fase da vida feminina”, explica.

Elaine conta que o alimento também é uma ótima dica se deseja engravidar. “A presença de fitoestrógenos bloqueando a ação dos estrógenos, sugere aumento na quantidade de folículos produzidos pelos ovários. Embora seja importante dizer:  – Mais estudos precisam ser feitos para comprovarem todos os benefícios, mas não há dúvidas, o inhame é um alimento extremamente nutritivo. Ele pode ser consumido em sopas, caldos, sucos, vitaminas, como base para bolos, tortas e pães”, reforça.

Valores Nutricionais
– 100g de inhame cru: 97 calorias
– 23,2g de carboidratos
– 2,1g de proteínas
– 0,2g de gorduras
– 1,7g de fibras
Informações nutricionais segundo: TACO, UNICAMP, 2011.

Receita de mousse de goiaba e chocolate branco

Ingredientes
– 1 pote de geleia de goiaba diet
– 1 xícara (chá) de leite desnatado
– 150 g de inhame cozido e picado
– 1 pote de leite condensado diet

Para enfeitar
– 2 tabletes de chocolate branco diet (60g)

Modo de preparo
– Reserve metade do pote de geleia.  Bata o restante com os ingredientes no liquidificador, coloque em taças e leve à geladeira por 1 hora.
– Coloque o restante da geleia em uma panela com meia xícara (chá) de água e leve ao fogo até dissolver bem. Espere esfriar e distribua entre tacinhas.
– Derreta o chocolate branco em banho maria, espere amornar e coloque em um saco plástico. Corte a pontinha com uma tesoura e faça enfeites sobre a taça. Sirva em seguida.

Dica: se preferir, substitua a geleia de goiaba por outro sabor diet de sua preferência. 

Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 12 porções
Calorias por porção: 120 calorias

*Agradecimentos à Cinthya Maggi, chef e à Elaine Moreira, nutricionista consultora Linea Sucralose.

 

O artigo Receita diet de mousse de goiaba e chocolate branco com inhame – em Receitas Light
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/receitas-light/receita-diet-de-mousse-de-goiaba-e-chocolate-branco-com-inhame/7034

Deixe uma resposta