Qual a Quantidade de Leave-in para Cabelos Cacheados?

A matéria Qual a Quantidade de Leave-in para Cabelos Cacheados? você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.

Se tem uma coisa que eu vivo dizendo, mas que parece que não faz sentido pra muita gente, é que cabelo ondulado, cacheado e crespo não é cabelo liso. Parece óbvio, mas a gente vê diariamente que não é bem assim que se trata o assunto.

Tratar um cabelo com textura totalmente diferente do outro do mesmo jeito é burrice! E mesmo assim a gente ainda vê um monte de absurdo por aí: corte retíssimo em cabelo cacheado, deixando a pessoa com cara de quiosque de praia, tentativas de “soltar os cachos”, reduzir volume…para tudo! Cabelo cacheado não é liso!

cabelo cacheado corte reto

Uma das histórias que mais deixam as meninas encaracoladas confusas na hora de assumir os cachinhos é a lenda da moeda, noz ou coisas do tipo: você tem que usar a quantidade de creme equivalente a uma moeda de um real, de uma noz ou coisa miúda que o valha nos seus cabelos, senão é creme demais e o planeta vai girar ao contrário, vai ter efeito reverso e ressecar tudo e etc.

Se você tiver pouco cabelo e ele for lisinho, igual ao da Juju, é isso mesmo. Não carregue a mão no leave-in, senão pesa. Tem muita gente que, nesse caso, nem usa. Usa um sérum, óleo ou algo mais levinho e pronto.

Mas Bia, e nos meus cachinhos, pelamordasanta? Vai pesar se eu usar mais que isso?

Não. Não vai pesar, não vai chover canivete aberto nem vai desequilibrar a biosfera.

Você quer um cabelo definido, macio e sem frizz? Capricha no creme, amiga. Sério. Capricha!

Como eu já expliquei aqui os cabelos com textura encurvada são naturalmente mais secos e não tem a cutícula lisinha. Pra deixar as coisas no lugar, você não pode enxaguar tudo o que passou e deixar secar com pouquinho ou nenhum creme: se prepare para um visual leonino nada agradável, sem nenhuma definição.

Agora, vamos a uma temática muito complexa referente aos cabelos não-lisos e tudo que foge ao ideal do padrão de beleza midiático: preconceito.

Sabe aquela coisa de tacar um monte de creme no cabelo, deixar o bicho branco e todo melecado e pegar o busa de manhã? Pesquisando e conversando por aí descobri que as meninas que fazem isso ganham a alcunha de “cabelo de Kolene”.

Bem preconceituoso com o creme, que é bom, viu? Provavelmente o preconceito é porque é um produto muito utilizado por gente com pouco dinheiro. Eu uso Kolene na boa, só pra constar.

Voltando ao tal cabelo melado e com um aspecto terrível deixado pelo Kolene (ou não), rola um preconceito com o cabelo cacheado molhado, por conta da quantidade de creme que precisa passar. Se não fizer direito, fica branco, esticado, pingando água no povo do busa, dando motivo pra esse povo preconceituoso falar…não é assim, pelamordedeus!

qual a quantidade certa de leave in

 

Precisa de um monte de creme? Sim! Precisa sair melando o povo todo? Não!

 

Então, como fazer pra passar o leave in na quantidade que o meu cabelo precisa sem me sentir a menina que virou gíria?

 

Assim:

como lavar cabelo cacheado1- Lave seu cabelo normalmente e desembarace com os dedos, no chuveiro, com condicionador. Não deixe para desembaraçar tudo com o leave in! Passar o creme e ficar penteando depois vai deixar tudo branco e esticado, sem definição e sem espalhar direito, e ainda vai quebrar todo seu cabelo.

 

2-Na hora de secar, não enrole a toalha na cabeça. De preferência, não use toalha comum. Use uma camiseta de algodão velha, uma toalha de microfibra ou papel toalha (acho pouco ecológico). Eles absorvem a água em excesso sem bagunçar tudo e deixar um monte de frizz. Retire a umidade excessiva ainda no chuveiro, depois de desligar (né?), sem balançar todo o cabelo, sem desarrumar o que você já penteou. Faça isso apertando o cabelo, de baixo pra cima.

como secar cabelos cacheados com a toalha

 

3- Com o cabelo ainda bem úmido, se estiver com as pontas secas e quiser aproveitar pra dar um brilho a mais, aplique um pouco de óleo. Não chegue até a raiz se ela for oleosa. No meu cabelo ondulado é melhor um mais levinho, tipo semente de uva, coco ou jojoba. As meninas com cabelo crespo podem usar os mais pesados, como o de amêndoas. Dá pra experimentar aqueles óleos compostos tipo o da Elseve (até indicaria o da Garnier, mas tô de mal deles).

 

4- Separe seu cabelo em setores. Duas partes na frente, duas atrás, pelo menos. Aplique o creme de maneira uniforme, pra não ficar com partes sem definição e partes melecadas demais. Faça isso da raiz para as pontas, juntando as mãos como se fosse rezar, com o cabelo no meio.

 

5- Arrume seus cachinhos com os dedos separados,  (o povo chama de fitagem, porque é pra separar o cabelo em fitinhas mais ou menos simétricas). Tem gente que gasta 50 minutos fazendo isso. Vai do seu grau de perfeccionismo. Eu faço em dez, e olhe lá. Comece da raiz e não deixe ela colada na cabeça, pelamor. Aqui é o erro da maioria: pente deforma os cachos, deixa o creme saturado e cria o aspecto de meleca e esticação que a gente não quer. Não use pente!

 

6- Eu faço um pequeno momento Joelma pra soltar tudo. Não acho jeito melhor pra definir isso, mas basicamente é jogar o cabelo pra frente e voltar a cabeça pra trás (o gritinho Calypsoooo é opcional). Costuma ser mais interessante pra cabelos muito compridos. Veja se é o caso pra você.

 

7-Olhe no espelho. Tá esticado? Amasse com as mãos, de baixo pra cima.

 

Pronto. Seu cabelo está feliz, com um monte de creme e você não está melecando ninguém. Se não quiser sair com ele molhado, seque com o difusor ou com a peneira (Aêeee).

O artigo Qual a Quantidade de Leave-in para Cabelos Cacheados? foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/qual-a-quantidade-de-leave-in-para-cabelos-cacheados.html

Deixe uma resposta