Protetor solar: saiba qual é a quantidade ideal para a pele – em Cuidados com o rosto

Conheça os benefícios do protetor solar à sua pele e saiba qual é a quantidade ideal diária

Texto Redação| Foto Danilo Borges 



Protetor solar: saiba qual é a

quantidade ideal para a pele 

As estações mudam e, com elas, os cuidados com o sol também devem ser adaptados, sobretudo, durante o verão, quando os raios ultravioletas são mais fortes e frequentes, podendo causar prejuízos à aparência, deixando-a com um aspecto envelhecido. Portanto, investir num bom protetor solar, na quantidade e no tipo ideal para o rosto e corpo, além de roupas com proteção adequada, são atitudes determinantes para enfrentar as altas temperaturas e garantir um verão saudável e prazeroso.

O excesso de sol pode provocar queimaduras, desidratação, envelhecimento precoce, flacidez, os temidos melasmas, ou seja, manchas. “É importante enfatizar que esses efeitos são resultado do sol que tomamos durante a vida inteira, pois é cumulativo na pele, quer dizer, o dano causado ao DNA celular pela exposição solar, ao longo dos anos, vai determinar o envelhecimento precoce e, até mesmo, o aparecimento de um câncer de pele, dentre outras doenças desenvolvidas pelo abuso da radiação”, comenta Abdo Salomão, dermatologista de Minas Gerais. 

Um dado que preocupa divulgado recentemente pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) é que a incidência dos raios solares está ultrapassando cada vez mais a barreira da camada de ozônio, chegando a Terra com mais intensidade, principalmente no verão. Por esta razão não economize na hora de passar o fotoprotetor.

Estudos indicam que o ideal é aplicar 2 miligramas (uma colher de chá) de filtro solar por centímetro quadrado de corpo. “Por precaução, recomendo aos meus pacientes uma quantidade de protetor solar um pouco maior para prevenir e manter a proteção da pele. Para o uso corporal, indico cerca de três colheres de sopa, contanto que a aplicação seja em um período de 30 minutos antes da exposição ao sol, pois esse é o tempo médio que o filtro solar necessita para agir na pele. É fundamental, também, utilizar o produto indicado para o rosto e corpo”, sugere o dermatologista. 

 

O artigo Protetor solar: saiba qual é a quantidade ideal para a pele – em Cuidados com o rosto
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-rosto/protetor-solar-saiba-qual-e-a-quantidade-ideal-para-a-pele/6394

Deixe uma resposta