Pré-poo: o que é, como fazer e 3 receitinhas caseiras

Recentemente, comecei a testar uma técnica que já é velha conhecida de muita gente que tem química ou cabelo muito ressecado: pré-poo. Também conhecida como pré-shampoo. Não tem nada de novo nela – inclusive, lembra muito a umectação, da qual sempre falo por aqui. A diferença é que normalmente se faz usando uma misturinha de máscaras, óleos e outros ingredientes. Eu tenho adorado e conto melhor para vocês nesse post.

Pré-poo: o que é?

Como o próprio nome indica, pré-poo ou pré-shampoo é uma técnica feita antes do shampoo, antes da lavagem dos fios. Serve tanto para ajudar a hidratar e repor nutrientes quanto para ajudar a proteger as pontas da água quente e ação detergente dos shampoos. As misturinhas podem ser feitas sempre que for lavar o cabelo. Já quanto aos produtos prontos, melhor seguir a indicação dos rótulos.

Como fazer?

Basicamente, você faz sempre da mesma forma, independente dos produtos que use. Ou seja, mais ou menos meia hora antes de lavar o cabelo, você vai besuntar bem o comprimento e pontas (cabelo seco mesmo!) usando uma mistura de máscara capilar, óleos e outros.

Passa no cabelo seco mesmo. Eu deixo agindo de 20 a 30 minutos e aí lavo normalmente (shampoo, condicionador ou máscara, tudo normal).

Eu tenho feito isso praticamente todas as vezes que lavo o cabelo e tenho gostado muito do resultado. As pontas ficam macias, mais hidratadas e alinhadas. Além disso, sinto que ajuda a evitar que as pontas fiquem muito mirradas ou espigadas. Eu não corto meu cabelo já tem quase um ano, então isso é importante.

Produtos prontos

Já dá para encontrar no mercado produtos prontos para isso, como proteínas capilares, por exemplo. Nesse caso, o uso deve seguir a recomendação do fabricante – essas são boas opções para quem não quer ter trabalho fazendo misturinhas. Afinal, é só aplicar, né? Recentemente, testei essa da Haskell, da linha Bendito Seja, e achei muito boa.

Esse é só passar no cabelo, esperar e lavar. Falei dele aqui.

Outras opções são: o Umectação Oliva, da Lola (produto super multiuso! Adoro!); a proteína da linha da Boca Rosa para Cadiveu; esse da Inoar para cabelos cacheados; e esse aqui da Phyto, que pode inclusive ser aplicado no couro cabeludo.

Receitinhas caseiras de pré-poo

Eu deixei separado no meu banheiro alguns acessórios que uso sempre – um potinho, um medidor e uma espátula. Como meu medidor tem 10 ml, eu uso sempre essa medida e já aprendi a quantidade certinha de produto pro meu cabelo.

Em geral, uso três ou quatro medidas dessa, que pro tamanho e quantidade de cabelo que eu tenho, é suficiente. Aí faço várias combinações. Existem muuuitas, vou dar só algumas opções que tenho testado e que gostei, mas estão longe de serem as únicas. A graça é justamente testar e ver o que você gosta mais. Isso que estou mostrando aqui é pra servir como uma base para que você encontre tanto a quantidade quanto ingredientes adequados.

Misture uma ou duas medidas de máscara (estou essa da Salon Line, mas pode usar qualquer uma), uma medida de mel e uma medida de glicerina bidestilada.

Dá para fazer usando também uma ou duas medidas de máscara, uma medida de óleo de rícino e uma medida de óleo de coco.

Por fim, você pode usar uma ou duas medidas de máscara, uma medida de óleo vegetal (pode ser óleo de coco, azeite de oliva, óleo de rícino) e uma medida de glicerina bidestilada.

E os óleos capilares?

Sim, como citei lá em cima, os óleos capilares também podem ser usados para fazer pré-poo. Afinal de contas, umectação nada mais é do que um tipo de pré-poo, né? Nesse caso, eu tenho preferido usar óleos próprios para os cabelos – já usei muito óleo de coco puro, mas sinto que eventualmente ele pode deixar os fios um pouco pesados… Então migrei totalmente para os óleos capilares e, olha, zero arrependimentos.

Faço da mesma maneira: aplico bastante produto no comprimento e pontas dos fios secos e deixo agindo por pelo menos 20 minutos. Depois disso, lavo com shampoo e condicionador normalmente. Meus favoritos para isso são: o da linha Óleos Marroquinos da Amend; o da linha Nutri Diamond da Eudora; Mythic Oil da L’oréal; Oil Reflections Light da Wella; e Cicaextreme da Kérastase.

Será que pré-poo é para mim?

Você tem cabelos com química? Pode ser coloração, descoloração, químicas de alisamento – se sim, é super para você, sim! Se não tem química, mas tem cabelos mais ressecados, especialmente nas pontas, sejam eles lisos ou crespos, é para você, sim! Basicamente, se você notou que seu cabelo está ficando muito ressecado, sem vida, com pontas espigadas, o pré-poo pode te ajudar. Além disso, você não perde nada testando, né? Testa e depois me conta!

Pré-poo: em vídeo

E, já que você está por aqui e curte nosso conteúdo, que tal dar um pulinho também no nosso canal do Youtube? Se inscreve lá! Quem sabe você não nos ajuda a chegar aos 200 mil inscritos? <3

O post Pré-poo: o que é, como fazer e 3 receitinhas caseiras apareceu primeiro em Coisas De Diva – Resenhas sinceras e experiências da mulher adulta!.

Deixe uma resposta