Poros dilatados: saiba como tratar o problema – em Cuidados com o rosto

Muito frequente em quem possui pele oleosa, os poros dilatados deixam a cútis com aspecto brilhante e gorduroso. Saiba como tratar o problema para não sofrer com os poros dilatados

Reportagem: Carla Festucci



poros dilatados

Quem tem a pele oleosa geralmente sofre com os poros dilatados

Foto: Fábio Mangabeira

Os poros dilatados são um problema enfrentado principalmente por quem possui a pele oleosa. A dilatação dos poros é mais frequente no verão, devido ao suor (que sai através dos poros) e também porque o calor pode aumentar a oleosidade da pele, mas acontece no inverno também.

A consequência é uma pele ainda mais oleosa, com aspecto gorduroso e mais brilhante. Segundo Mônica Felici, dermatologista da Clínica Splendore (SP), os poros se dilatam devido ao aumento das glândulas sebáceas e da secreção de sebo.

“Os poros são basicamente pontos na pele de onde saem a secreção sebácea e os pelos. A glândula sebácea e o pelo dividem o mesmo poro, mas há uma regra: quanto maior o pelo, menor é a glândula sebácea. Por isso, em áreas sebáceas com muitos poros, como a zona T, e sem os pelos, a secreção tende a ser maior”, explica o dermatologista Jardis Volpe, da Clínica Volpe (SP).



pele oleosa

Para tratar os poros dilatados é preciso tratar a oleosidade da pele

Foto: Danilo Borges

Poros dilatados podem virar espinha?

De acordo com Mônica, na verdade os poros dilatados não viram espinhas. “O que acontece é que a hipersecreção sebácea favorece o acúmulo de sebo no poro e, assim, pode proliferar bactérias, inflamar e formar uma lesão de acne se a pessoa tiver predisposição para acne. Mas nem todas as pessoas que têm poros abertos apresentam acne”, afirma a dermatologista.

Tratamento

Para tratar os poros dilatados a dermatologista Mônica Felici recomenda o uso de produtos tópicos que ajudem no controle da oleosidade da pele.

Além disso, Jardis Volpe indica máscaras semanais de argila branca. “Elas reduzem a oleosidade da pele sem descamar e melhoram os poros“, garante o dermatologista.


Maquiagem

Em curto prazo, o make também pode ajudar a camuflar os poros dilatados. “A minha dica é o uso de um primer para disfarçar as imperfeições”, diz Mônica Felici.

Mas usada de maneira exagerada, a maquiagem pode mais atrapalhar do que ajudar. “Quando o poro é muito aberto, é comum o uso de maquiagens mais pesadas, na tentativa de disfarçá-lo. Isso pode aumentar ainda mais a oleosidade da pele, entupir os poros e gerar cravos e espinhas. O correto é tratar os poros para precisar de menos maquiagem”, salienta o dermatologista Jardis Volpe.

“Também costumo recomendar maquiagens funcionais para meus pacientes, como bases com ácido salicílico ou corretivo que trata ao mesmo tempo em que maquia”, completa o médico.

O artigo Poros dilatados: saiba como tratar o problema – em Cuidados com o rosto
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-rosto/poros-dilatados-saiba-como-tratar-o-problema/2502

Deixe uma resposta