Pesquisa revela que postar no twitter pode ajudar na dieta – em Nutrição

A troca de informações e de incentivo via rede social pode motivar o usuário a continuar se esforçando para perder peso

Reportagem: Camila Saipp



twitter pode ajudar perder peso

As pessoas que compartilham seus êxitos no twitter tendem a ficar mais motivadas
Foto: SXC 

Não é de hoje que os benefícios de emagrecer em grupo estão sendo estudados. Agora, Pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, fizeram uma descoberta que vai animar os amantes das redes sociais: postar no twitter pode dar uma ajudinha na dieta. Isso porque a troca de informações e as mensagens de incentivo recebidas via rede social fazem com que as pessoas se esforcem mais para continuar perdendo peso.

A pesquisa foi realizada com 96 pessoas acima do peso, que durante seis meses foram divididas em dois grupos: um que só ouvia podcasts (espécie de áudio motivacional) e outro que aliou o áudio ao uso de smartphones. O grupo que fez uso dos celulares aproveitou para dividir suas conquistas no twitter, pedir conselhos na hora de comer e mandar/receber mensagens de incentivo. No final, os resultados deste grupo foram muito mais satisfatórios do que daqueles que não dividiram suas experiências.


“Queríamos encontrar uma forma de oferecer para a comunidade online o mesmo suporte em grupo que oferecemos em programas (de perda de peso) presenciais”, explicou Gabrielle Turner-McGrievy, pesquisadora líder, ao site norte-americano Mashable. A próxima etapa da pesquisa é testar a eficácia do Facebook para o sucesso da dieta dos indivíduos e ao final do estudo, os pesquisadores pretendem concluir se a utilização de redes sociais motiva as pessoas a perderem peso ou não.

Lembrando que qualquer que seja a conclusão da pesquisa, o twitter e o facebook podem apenas complementar os resultados obtidos com a dieta e os exercícios físicos e de, maneira nenhuma, substituir os bons hábitos.

 

 

 

O artigo Pesquisa revela que postar no twitter pode ajudar na dieta – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/pesquisa-revela-que-postar-no-twitter-pode-ajudar-na-dieta/3202

Deixe uma resposta