Overdose de Proteína – Saiba Como Isso Danifica Seu Cabelo

A matéria Overdose de Proteína – Saiba Como Isso Danifica Seu Cabelo você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.


Recebi várias perguntas sobre como saber se seu cabelo está com excesso de proteína após meu último vídeo. No vídeo, eu contei como meu cabelo ficou após usar a máscara de tratamento da Kerastase, a Masquintense. Essa máscara contém MUITA proteína e meu cabelo não precisa de proteína, por isso ele ficou ressecado e quebradiço.

Foi muito difícil re-hidratar meu cabelo e resgatá-lo, ainda está bem ressecado. O engraçado é que a raíz (parte mais saudável do cabelo) foi a parte que ficou pior, pois é onde eu realmente não preciso de proteína.

cabelos ressecados e quebradicos

 

Proteína é algo que pode ser muito beneficial ao cabelo, que compõe grande parte de sua composição química, mas ela só ajuda o cabelo que apresenta deficiência deste componente.

Composição Química do Cabelo:

  • 88% proteínas – queratina (composta por 18 aminoácidos, entre eles cisteína, rica em enxofre e responsável pelas conexões fibrosas dos fios)
  • 3% lipídios – compostos por esterol, ceramidas e ácidos graxos
  • 1% melanina – responsável pela cor do cabelo
  • 8% água, sais e minerais

A composição acima seria de um cabelo saudável, mas na verdade o que é um cabelo saudável? É o cabelo que tem a elasticidade certa e isso só acontece quando as quantidades de proteína, lipídios e água estão em equilíbrio.

Faça o teste para saber se seu cabelo está saudável – Com o cabelo molhado, puxe alguns fios e estique-os:

  • Se os fios voltarem ao normal logo em seguida, seu cabelo está saudável.
  • Se os fios logo quebram, seu cabelo está com excesso de proteína.
  • Se os fios esticam demais e não voltam ao comprimento inicial, seu cabelo precisa de proteína.

Fios mais grossos geralmente são mais fortes e saudáveis e não precisam de proteína – proteína nesses casos causa danos!

Muitos cabelos sofrem de excesso de proteína, isso pode ser devido à alimentação inadequada, mas pode também ser devido ao uso de produtos à base de proteína, como escovas progressivas e máscaras reconstrutoras ou de hidratação.

mascaras de proteinas

 

Analise seu cabelo e aprenda a ler os rótulos dos produtos. Se seu cabelo está com excesso de proteína, ou seja, ressecado e quebrando facilmente, fique longe dos seguintes ingredientes em máscaras capilares, condicionadores, shampoos e outros:

  • Amido (starch em inglês) – serve para dar volume ao cabelo e também para dar um aspecto mais espesso ao produto, pode ressecar o cabelo
  • Extratos de grãos – soja, aveia, trigo, etc
  • Amino ácidos – eles compõem proteínas
  • Gluten – composto de proteínas
  • Queratina – só é beneficial quando o cabelo está elástico, nunca deve ser usada em cabelos ressecados e quebradiços
  • Qualquer ingrediente que seja hidrolisado – veja a lista a seguir:

Cocodimonium hydroxypropyl hydrolyzed casein
Cocodimonium hydroxypropyl hydrolyzed collagen
Cocodimonium hydroxypropyl hydrolyzed hair keratin
Cocodimonium hydroxypropyl hydrolyzed keratin
Cocodimonium hydroxypropyl hydrolyzed rice protein
Cocodimonium hydroxypropyl hydrolyzed silk
Cocodimonium hydroxypropyl hydrolyzed soy protein
Cocodimonium hydroxypropyl hydrolyzed wheat protein
Cocodimonium hydroxypropyl silk amino acids
Cocoyl hydrolyzed collagen
Cocoyl hydrolyzed keratin
Hydrolyzed keratin
Hydrolyzed oat flour
Hydrolyzed silk
Hydrolyzed silk protein
Hydrolyzed soy protein
Hydrolyzed wheat protein
Hydrolyzed wheat protein
Potassium cocoyl hydrolyzed collagen
TEA-cocoyl hydrolyzed collagen
TEA-cocoyl hydrolyzed soy protein

Eu sei que há informações demais e esses nomes longos, complicados e em inglês parecem não fazer o menor sentido… Infelizmente a maioria dos rótulos dos cosméticos vendidos no Brasil são em inglês, mesmo quando as marcas são nacionais, no entanto, é preciso fazer um esforço e tentar entender os possíveis danos que certos produtos podem estar causando aos seus cabelos.

Muitas vezes você compra uma máscara capilar com a intenção de tratar e hidratar o cabelo, mas na verdade, você consegue o efeito contrário. Tudo que é demais, estraga!

O artigo Overdose de Proteína – Saiba Como Isso Danifica Seu Cabelo foi originalmente publicado em http://feedproxy.google.com/~r/produtos-de-beleza/~3/HbzIkqpn7gg/overdose-de-proteina-saiba-como-isso-danifica-seu-cabelo.html

Deixe uma resposta