Os benefícios dos xampus sem sal – em Tratamentos

O lauril éter sulfato de sódio (o sal), é uma substância com alto poder desengordurante que não é vilão, nem herói. Saiba mais

Reportagem: Amanda Cruz



Xampu sem sulfato

Lauril éter sulfato de sódio é um poderoso detergente,

que em alguns casos pode ressecar os fios

Foto: Danilo Borges

O lauril éter sulfato de sódio é um sal muito utilizado na indústria química em geral, como ingrediente para detergentes, cosméticos e xampus. Neste último caso, essa substância tem ação desengordurante e é responsável pela produção da espuma do produto, que ajuda na distribuição dele no cabelo, fazendo com que não escorra, nem seja muito líquido. Contudo, surgiram comentários de que o lauril éter sulfato de sódio é prejudicial ao cabelo e foram lançados muitos produtos que alegavam não conter essa substância, mas isso é um mito. “O que ocorre é que a indústria cosmética com alta tecnologia tem cada vez menos adicionado sal às fórmulas, mas não existe xampu totalmente sem sal”, conta a dermatologista Dra. Adriana Vilarinho.

 


O problema do sal nos xampus é que, “por ser um potente desengordurante, acaba removendo a hidratação natural do couro cabeludo e também da pele, por isso, tende a causar ressecamento e irritações especialmente nos pacientes com couro cabeludo sensível”, ressalta a especialista.

Portanto, o sal não é benéfico, nem maléfico, mas ação dele nos fios vai depender do seu tipo de cabelo, como qualquer outra substância. Se seus fios forem mais ressecados, o sal acabará retirando o pouco de oleosidade natural surgida nos fios, agravando o caso. Agora, se seus fios são oleosos, esse tipo de xampu pode ser uma solução para essa característica, pois retirará o excesso de óleo.

 

 

O artigo Os benefícios dos xampus sem sal – em Tratamentos
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/cabelos/cabelo/tratamentos/os-beneficios-dos-xampus-sem-sal/2775

Deixe uma resposta