O que pode causar a sensibilidade nos dentes – em Nutrição

Você sabia que o desgaste dentário, a escovação incorreta e o hábito de roer as unhas, são possíveis causas da sensibilidade dos dentes? Fique por dentro e descubra outros fatores que podem contribuir para a indesejável sensação

Por Kelly Miyazato



Se a sensibilidade nos dentes persistir procure
ajuda de um especialista
Foto: Shutterstock

Quando você sente aquela sensação dolorosa nos dentes após tomar bebidas ou comer alimentos quentes ou frios, é sinal de que algo está errado. Este tipo de problema é comum entre as pessoas, e afeta um em cada quatro adultos, geralmente de maneira não permanente.

De acordo com Sérgio Kignel – especialista em Estomatologia, Professor titular de Semiologia da UNIARARAS e Mestre e Doutor em diagnóstico bucal pela FOUSP-SP, a sensibilidade pode estar relacionada a vários fatores como retração gengival, que é quando a gengiva se retrai e expõe parte da raiz do dente; desgaste dentário, provocado pela escovação incorreta, hábitos de roer unhas, ossos, canetas; bruxismo.


Além dessas causas, outras como “lesões de erosão ácida, que são causadas por dieta ácida composta por frutas cítricas, refrigerantes e vinhos; defeitos de formação de tecidos dentários; próteses dentárias e aparelhos ortodônticos; branqueamento ou clareamento dental feito de maneira incorreta; e dentes fraturados ou lascados, mesmo não estando cariados podem ficar mais sensíveis”, explica.

 

*Agradecimentos ao Sérgio Kignel – especialista em Estomatologia, Professor titular de Semiologia da UNIARARAS e Mestre e Doutor em diagnóstico bucal pela FOUSP-SP.

 

 

O artigo O que pode causar a sensibilidade nos dentes – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/o-que-pode-causar-a-sensibilidade-nos-dentes/6456

Deixe uma resposta