O que é o Diabetes? – em Pergunte ao especialista

Por Kelly Miyazato



Saiba o que é o Diabetes
Foto: Danilo Borges

Você tem ideia de qual é a função do pâncreas?  De acordo com Rodrigo Lamounier, endocrinologista do CDDH, Centro de Diabetes de Belo Horizonte (MG), trata-se de um órgão localizado atrás do estômago que produz hormônios fundamentais para nosso sistema digestivo. Em condições rotineiras, quando o nível de glicose tende a subir no sangue, células especiais, chamadas células beta, desempenham a produção da insulina.

“A insulina, portanto, é um hormônio produzido pelas células beta do pâncreas e que é responsável pela regulação do metabolismo da glicose no sangue. Por sua vez, a glicose é considerada um combustível essencial para todas as células. Mas para que a glicose que está na corrente sanguínea entre nas células, é imprescindível a ação da insulina. Ou seja, a insulina é um hormônio primordial à vida! Assim, de acordo com as necessidades do organismo no momento, é possível determinar se a glicose vai ser utilizada como combustível para as atividades do corpo, ou se será armazenada como reserva, em forma de gordura. Isso faz com que o nível de glicose no sangue mantenha-se sempre normal”, explica. 


Felipe Monti Lora, endocrinologista, complementa ao dizer: “O Diabetes é uma doença que decorre da falta da atividade da insulina no corpo. A insulina é o hormônio responsável pela entrada do açúcar nas células e a falta de sua ação provoca acúmulo desse açúcar no sangue (hiperglicemia), detectável no exame de ponta de dedo (com aparelho usado para medir a taxa de glicemia e controle de diabetes)”.

Diabetes Tipo 1 

Lamounier explica que em algumas pessoas, o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta. Logo, com a destruição das células beta, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Como resultado, a glicose aumenta no sangue, em vez de ser usada como energia. Esse é o processo que caracteriza o Diabetes Tipo 1, que concentra entre 5 e 10% do total de pessoas com a doença.

“O Diabetes Tipo 1 aparece principalmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também, de qualquer idade. Essa variedade é sempre tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue”, diz Lamounier.

Diabetes Tipo 2

“O Diabetes Tipo 2 aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz; ou não produz insulina suficiente para controlar a  glicemia. Vale ressaltar, que cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o Tipo 2. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças e adolescentes também podem apresentar. Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de medicamentos e/ou insulina para controlar a glicose”, conta Lamounier.

“Nos tipos mais comuns de diabetes, esse fenômeno ocorre por falta de produção de insulina (tipo1) ou resistência do organismo à insulina presente (tipo 2) e seu controle requer medicações orais ou reposição de insulina, feita através de múltiplas injeções ou sistema de infusão contínua (‘bomba de insulina’)”, reforça Monti Lora.

Outros tipos de Diabetes

“Entre o Tipo 1 e o Tipo 2, há  ainda o Diabetes Latente Autoimune do Adulto (LADA). Algumas pessoas que são inicialmente diagnosticadas como Diabetes Tipo 2 desenvolvem um processo autoimune que acelera a perda de células beta do pâncreas. E há também o Diabetes gestacional, uma condição temporária que acontece durante a gravidez. Ela afeta entre 2 e 4% de todas as gestantes e implica risco aumentado do desenvolvimento posterior de diabetes para a mãe e o bebê”, afirma Lamounier. 

Medidas Preventivas para evitar o Diabetes

– Alimentação saudável;
– Manutenção de peso saudável;
– Fazer atividades físicas regularmente. 

 

*Agradecimentos ao Lamounier, endocrinologista do CDDH, Centro de Diabetes de Belo Horizonte (MG), e ao Felipe Monti Lora, endocrinologista.

O artigo O que é o Diabetes? – em Pergunte ao especialista
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/pergunte-ao-especialista/o-que-e-o-diabetes/7113

Deixe uma resposta