O Que Causa Resíduos nos Cabelos – Aprendendo a Ler Rótulos

A matéria O Que Causa Resíduos nos Cabelos – Aprendendo a Ler Rótulos você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.


Nada melhor do que um consumidor bem informado! As leitoras do PB já sabem que ler rótulos é essencial para que você compre produtos que dêm certo para seu tipo de cabelo e pele, mas os rótulos têm uma linguagem terrível que quase requer um Phd em química para ser decifrada. Eu acho que isso é um complô da indústria de cosmético que quer nos manter ignorantes e assim poder cobrar um absurdo, vender gato por lebre e fazer clamas irrisórias, mas eu vou parar agora com as minhas teorias de conspiração, antes que alguém me chame de comunista…

Enfim, vamos ao tema do artigo. Já notou que eu geralmente começo os posts com um papo que acaba indo longe demais e enrolo para chegar logo onde devo? Outro dia, no YouTube, alguém me chamou de fastidiosa e eu até achei que isso pudesse ser um elogio… porque vocês sabem que meu português deixa muito a desejar, mas não, é o mesmo que enfadonha, chata…Olha aí, lá vou eu fazendo isso de novo! (RISOS)

cabelo sujo e ensebado

Mas então, o que causa resíduos nos cabelos? Resíduos no cabelo é algo que muito preocupa as adeptas ao método No Poo, ou quem usa shampoos sem sulfato – ambas opções são intimamente melhores do que usar shampoos comuns. Há essa ideia de que quem não usa shampoo com sulfatos, ou shampoo anti resíduo, irá sofrer com excesso de seborréia e sujeira, mas isso não é necessariamente verdade.

Qualquer coisa que pode ser absorvida pelo cabelo, pode causar o acúmulo de resíduos, até mesmo água! Mas há outros fatores que devem ser considerados.

Substâncias que podem causar o acúmulo de resíduos nos fios:

  • Compostos catiónicos, como BTSM e cetrimonium bromide
  • Silicones, como dimethicone e amodimethicone
  • Polímeros catiónicos, como polyquat 7 ou honeyquat
  • Cálcio e outros minérios na água (muito comum em águas de poço)
  • Proteínas, como queratina

Como evitar resíduos no cabelo

rotulo de condicionadorElementar, minha cara leitora, leia os rótulos dos produtos que quer comprar. Não, não é preciso usar shampoos anti resíduo, a não ser em casos extremos. Shampoo anti resíduo é um terrorista para os cabelos, não use esse veneno, principalmente no dia-a-dia (saiba mais sobre isso – A Verdade Sobre Shampoos Anti Resíduos). A solução é não usar as substâncias acumulativas em quantidades exageradas.

Primeiro, o fator que causa o maior acúmulo de resíduos e seborréia, é a água. A água dura (tratada com cálcio e que contém outros minerais) que existe em algumas regiões (muito comum no hemisfério norte) e em águas de poço, reagem com o shampoo e causam resíduos. Em casos mais extremos é preciso usar um shampoo anti resíduo que contenha o agente quelante EDTA para que seus fios possam se livrar da camada gosmenta que pode se formar sobre eles e sobre o couro cabeludo devido ao minerais da água. Se a água que usa é tratada com cálcio, considere investir em um filtro para o chuveiro.

Compostos catiónicos que existem em todos os condicionadores não podem ser usado em excesso, por isso, não é recomendado que se lave o cabelo todos os dias (2 ou 3 vezes por semana já basta) e você não deve usar cremes leave-in todos os dias. Use óleos essenciais, como óleo de abacate ou óleo de jojoba, como leave-in para controlar volume e frizz e para hidratar.

Silicones podem causar resíduos, caso você os use demasiadamente. Se você lava o cabelo com shampoo e condicionador, usa leave-in em seguida, depois usa um sérum anti térmico, laquê e anti-frizz, você vai sofrer com resíduos. Silicone são muito comuns em produtos para o cabelo e são geralmente positivos, desde que usados em moderação. Evite silicones mais pesados, como amodimethicone, opte por silicones mais leves (também conhecidos como silicones solúveis), como dimethicone e cyclomethicone, mas não exagere na dose!

A mesma coisa acontece com produtos que contêm polímeros e proteínas, eles podem ser muito beneficiais aos cabelos, mas acumulam com o uso demasiado e contínuo. A regra é usar esses componentes da dose certa, leia os rótulos e evite produtos que possuem os ingredientes citados acima no início da fórmula, pois isso significa que são lorealprof_instantclear_shampoo250ml-ampusados em alta quantidade. Se você já tem problemas com resíduos e seborréia, não use condicionadores e máscaras com amodimethicone e saiba se sua água pode ser o que está causando esses problemas.

Se a situação do seu cabelo for bem precária, se você realmente tiver resíduos acumulados em abundância e seborréia fora do controle, use um shampoo com sulfato e que também contenha zinco piritione, como o L´ORÉAL PROFESSIONNEL SCALP CARE INSTANT CLEAR SHAMPOO e depois prossiga a fazer o rehab capilar.

Para finalizar, vamos tirar algumas dúvidas comuns:

  • Não é preciso usar shampoo anti-resíduo para remover resíduos. Shampoo anti-resíduo agride demais os cabelos, evite-os o máximo que puder.
  • Shampoo sem sulfato limpa bem os cabelos, eles retiram resíduos e sujeiras e não agridem os fios, como os shampoos comuns.
  • Silicone é bom para o cabelo! Opte por produtos com silicones mais leves ou silicones solúveis, caso seu cabelo tenda a acumular resíduos

Silicones Solúveis: Dimethicone Copolyol, Lauryl Methicone Copolyol, Hydrolyzed wheat protein (proteína de trigo hidrolizada), qualquer silicone com o prefixo PEG.

  • Óleos naturais não causam resíduos.
  • Mesmo cabelos oleosos não precisam ser lavados todos os dias e também não precisam de shampoos anti-resíduo.

O artigo O Que Causa Resíduos nos Cabelos – Aprendendo a Ler Rótulos foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/o-que-causa-residuos-nos-cabelos-aprendendo-a-ler-rotulos.html

Deixe uma resposta