Modulação Hormonal – A Dieta para cada Metabolismo

A matéria Modulação Hormonal – A Dieta para cada Metabolismo você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.

A nossa querida PBéte, Vanessa Moreira, me mandou a seguinte mensagem:

“Oi, Ju! Eu tenho fibromialgia e por isso os únicos exercícios físicos que posso fazer são pilates e hidroginástica, além das caminhadas. Procurei um bom personal trainer para fazer uma consultoria porque não tenho gorduras fora do lugar, mas quero modelar meu corpo. Ele me disse que não devia me enganar que no meu caso deveria fazer acompanhamento com uma nutricionista e procurar um profissional que faça modulação hormonal. Fui buscar o que era a tal modulação hormonal e achei interessante. O personal me disse que o segredo está na alimentação e hoje pensando em tudo isso achei que esse era um bom tema de post para o PB, a tal modulação hormonal, já que esta traz muitos benefícios. É apenas uma dica. É que achei tão interessante que creio ser útil tal conhecimento para todas nós mulheres.”

Adorei a dica e procurei saber mais sobre o assunto. A ideia da modulação hormonal é do treinador olímpico Charles Poliquin e é uma dieta única que visa a perda de peso de forma saudável através do equilíbrio hormonal.

Poliquin acredita que a gordura se acumula em certas áreas do corpo porque certos hormônios estão em níveis muito elevados, muito baixos ou desequilibrados. Baseado nisso, Poliquin desenvolveu 6 biotipos (ou bioassinaturas) e suas respectivas dietas ideais de acordo com a distribuição de gordura no corpo.

  • Tipo Androgênio – gordura acumulada nos braços e peito. Pessoas desse biotipo possuem baixos níveis de hormônios masculinos e para perder peso, é preciso consumir proteínas, zinco e vitaminas B. O consumo de flavonóides encontrados em chá verde, derivados de soja, frutas vermelhas, maçã e sementes de linhaça também ajuda a equilibrar os níveis hormonais.
  • Tipo Insulina – gordura acumulada nos ombros e quadril. Pessoas desse biotipo têm resistência a insulina e alto nível de glucose no sangue e para perder peso é preciso consumir peixes oleosos, uma dieta rica em proteína e baixa em carboidratos e fazer várias refeições por dia. Canela ajuda a regularizar a função da insulina e abaixar o nível de glucose no sangue.
  • Tipo Tireoide – gordura acumulada nas área das costelas. Esse biotipo reflete problemas nas funções da tireoide e para perder peso é preciso consumir peixes, cebola, frango, amêndoas e algas. Comidas ricas em zinco, vitamina A, D, E e B6 também ajudam a ativar a tireoide.
  • Tipo Cortisol – gordura acumulada na barriga. Esse biotipo reflete altos níveis do hormônio de estresse, o cortisol. Para perder peso é preciso identificar os alimentos que causam estresse no organismo e reduzir ou eliminar seu consumo. E esses geralmente são alimentos derivados de soja, trigo e leite, sementes, ovos, fermento e milho.Também é preciso consumir várias refeições por dia e manter uma dieta balanceada em termos de carboidratos de proteínas. Vitamina C, B5, magnésio e a erva rhodiola ajudam a reduzir o estresse no organismo.
  • Tipo Estrogênio – gordura acumulada no bumbum e coxas. Esse biotipo apresenta altos níveis de estrogênio e para perder peso é preciso consumir alimentos ricos em enzimas que regularizam o hormônio, como brócolis e repolho. Semente de linhaça, derivados de soja, vitaminas B12, B6 e ácido fólico também auxiliam no metabolismo de estrogênio.
  • Tipo Hormônio de Crescimento – gordura acumulada nas pernas e joelhos. Esse biotipo deve consumir suplementos de arginina e glutamina para a redução de peso.

Não conhecia a modulação hormonal e achei a teoria muito interessante. É algo que está se tornando muito popular entre nutricionistas. Desenvolver uma dieta personalizada, de acordo com as necessidades de cada metabolismo é essencial para manter a boa saúde e peso ideal. Adorei, Vanessa! Ah, meu tipo é Insulina, danada barriga que herdei do pai e mãe… aff! Qual é o seu?

O artigo Modulação Hormonal – A Dieta para cada Metabolismo foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/modulacao-hormonal-a-dieta-para-cada-metabolismo.html

Deixe uma resposta