Massagem ajuda prevenir lesões – em Cuidados com o corpo

A massagem pode ajudar a prevenir lesões por tornar-se uma terapia eficaz ao liberar as tensões musculares e ao restaurar o equilíbrio do sistema músculo-esquelético de atletas e esportistas esporádicos. Saiba mais!

Por Kelly Miyazato



Aposte na massagem para ajudar prevenir lesões
Foto: Divulgação | Assessoria

A prática de esportes traz diversos benefícios para a saúde, mas também pode nos deixar indesejáveis dores no dia seguinte. Isso acontece porque o nosso corpo precisa ser preparado aos poucos para a atividade física e responde ao excesso de movimento com a dor e o desconforto para poupar o organismo e evitar o overuse – o desgaste de músculos, tendões, etc. –, por conta do excesso de treino.


Uma vez instalada a dor tardia provocada pelos exercícios, nada de lançar mão de remédios! Essa é uma resposta natural do organismo e, para amenizá-la, uma ótima opção é a massagem desportiva.

“Quando aplicada com habilidade, a massagem torna-se a terapia mais eficaz para liberar tensão muscular e restaurar o equilíbrio do sistema músculo-esquelético, em especial nos atletas de alto rendimento, que padecem frequentemente desse tipo de problema”, diz Patrícia Pirozzi, especialista em cuidados corporais do Centro de Bem Estar Khora (SP).

A manobra ajuda também atletas e esportistas esporádicos a prevenir lesões mais sérias. “O acúmulo constante de tensão nos músculos, causado pela atividade física regular, pode se deslocar para estruturas importantes como articulações, ligamentos, tendões e até os músculos, causando mialgias, tendinites e outros problemas de saúde que comprometem o treinamento e o bem-estar”, afirma. A massagem desportiva pode ser usada tanto de forma preventiva quanto como tratamento, uma vez instaurada a lesão, com o uso de óleos, cremes, pomadas e até compressas geladas ou aquecidas, segundo a indicação médica.

 

*Agradecimentos à Patrícia Pirozzi, especialista em cuidados corporais do Centro de Bem Estar Khora (SP).

 

O artigo Massagem ajuda prevenir lesões – em Cuidados com o corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/massagem-ajuda-prevenir-lesoes/5641

Deixe uma resposta