Maquiagem de risco: 7 erros que podem afetar a saúde dos seus olhos

Veja a matéria completa sobre Maquiagem de risco: 7 erros que podem afetar a saúde dos seus olhos e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

Algum cuidados simples podem evitar complicações nos olhos que vão muito além da vermelhidão. Impedir que a maquiagem seja contaminada por fungos e bactérias é fundamental para que os olhos não sejam prejudicados. Para isto, é preciso pensar não só na qualidade dos produtos usados, como também na maneira como eles são passados. Veja a baixo sete dicas de ouro, dadas pela oftalmologista do Hospital de Olhos Paulista, Rachel Gomes.

Maquiagem: cada uma tem que ter a sua . Foto: Thinkstock/Getty ImagesMesmo quando for ao maquiador, use os seus próprios pincéis. Foto: DivulgaçãoColoque as lentes de contato depois que tiver terminado a maquiagem. Foto: Getty ImagesApós remover a maquiagem com demaquilante, dê uma atenção especial para remover completamente o rímel. Foto: Thinkstock/Getty ImagesA aplicação de rímel e lápis deve ser feita só na parte externa dos olhos. Foto: Amana Salles/FotoarenaLugar de guardar maquiagem é na penteadeira ou em uma gaveta do armário. Foto: DivulgaçãoLimpar direito os pincéis evita contaminação na pele, e ainda prolonga a vida útil dos acessórios. Foto: Thinkstock Photos

1– Não dividir com parentes e amigas a maquiagem

“Lápis e rímel podem conter bactérias podem conter bactérias. Grande parte das alergias, contaminações da córnea e conjuntivites acontecem por causa de maquiagens vencidas e do compartilhamento com as amigas”, alerta a oftalmologista  Rachel Gomes.

2– Quando for ao maquiador usar os próprios produtos ou os próprios pincéis
“Há doenças contagiosas da superfície ocular e pálpebras que podem ser transmitidas dessa forma. Se possível, quando for a um salão, leve os seus pincéis e lápis”, recomenda a Dra. Rachel.

3- Remover a maquiagem sempre antes de dormir
“A maquiagem acumulada nos cílios pode causar blefarite ou blefaro conjuntivite, uma inflamação na superfície do olho”, diz. A médica indica que, além de tirar a maquiagem com o demaquilante, é preciso lavar o olho fechado com sabonete de bebê diluído em água morna, para remover de vez o rímel.

4 – Guarde a maquiagem em um local apropriado
“O banheiro é úmido e isso pode estragar a maquiagem ou aumentar a proliferação de fungos”, disse. O ideal é deixar a maquiagem em gavetas na penteadeira ou em um armário.

5 – Lentes de contato só depois de o make estar pronto
Rachel alerta que as lentes de contato devem ser colocadas nos olhos somente depois que a maquiagem estiver terminada. “Isso diminui o risco de contaminação”, diz.

6 – Aplicar rímel e lápis só na parte externa dos olhos
Rachel afirma que o produto não deve nunca ser usado na parte interna dos olhos, e sim, dos cílios para fora.

7 – Lave escovas e pincéis após terminar de fazer a maquiagem
Ao final, é importante lavar pincéis e esponjas para evitar a proliferação de bactérias. “Se houver irritação ou coceira na área dos olhos, é recomendável suspender o uso e procurar um oftalmologista”, diz.

O artigo Maquiagem de risco: 7 erros que podem afetar a saúde dos seus olhos foi originalmente publicado em http://saude.ig.com.br/minhasaude/2014-03-26/maquiagem-de-risco-7-erros-que-podem-afetar-a-saude-dos-olhos.html

Deixe uma resposta