Lista de Dicas Caseiras para Tratar Hiperpigmentação

A matéria Lista de Dicas Caseiras para Tratar Hiperpigmentação você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.

Eu sempre tento escrever artigos de acordo com o que as leitoras querem e apesar de já termos vários artigos sobre como tratar manchas, ainda recebo muitas perguntas sobre o assunto.

Sempre que faço pesquisas, tento descobrir novidades e tratamentos realmente eficazes, sejam eles caseiros ou não. Se o assunto é sobre pele, eu consulto a minha dermatologista, a Dr, Amy Chang do TUFTS Medical Center aqui em Boston.

Muitos médicos são contra receitas caseiras, mas a Dr Chang acredita que vários métodos naturais têm mérito e ela respeita especialmente algumas terapias Ayurvédicas. Ayurveda é uma “ciência” médica desenvolvida na Índia há cerca de 5 mil anos e promove a saúde biológica, mental e espiritual através de tratamentos naturais.

Temos sempre que tomar cuidados com receitas caseiras, mesmo que essas venham sido usada por milênios. Uma das dicas caseiras mais conhecidas é usar limão para tirar manchas, algo que já recomendamos aqui no PB, mas que também deve ser feito com cuidado. Limão puro altera o pH da pele e pode causar irritação, fotosensitividade e hiperpigmentação, ou seja, se usado indevidamente, o limão pode causar mais manchas ao invés de combatê-as.

A pele geralmente tem o pH levemente ácido entre 4.5 e 6.5 e limão possui ph em torno de 2. Caso o pH da pele seja disturbado, esta fica ressecada, mais sensível e sem defesa antibacteriana. A pele tem a capacidade de regenerar seu pH normal facilmente, caso esteja saudável. Outra coisa, acidez baixa faz bem para a pele, acidez alta demais causa um peeling na pele que pode danificá-la.

Então é importante ter cuidado. Limão pode ser beneficial à pele e ao combate às manchas caso seja diluído com agentes mais alcalinos e caso fique sobre a pele por não mais de 15 minutos.

tabela de ph

 

Você deve usar essas dicas com discernimento e bom senso. Se sua pele for sensível ou se sofrer de dermatite, essas receitas não são recomendadas. Mas vamos logo ao que interessa – a seguir dicas caseiras para tratar hiperpigmentação:

  1. Batatas – batatas contém a enzima catecolase que clareia manchas. Você pode ralar a batata e passar a pasta diretamente nas manchas. O clareamento é sutil e o tratamento é mais eficaz se feito diariamente. Você pode deixar a batata sobre a pele por 20 minutos e enxaguar com água morna logo em seguida.batata
  2. Vinagre e Cebola – de acordo com um artigo na Discover Health, umas mistura de partes iguais de cebola e vinagre clareia manchas. Você pode usar a mistura diariamente e deixá-la sobre a pele por 15 minutos.cebola
  3. Mamão verde e creme de leite – mamão contém papaína, que é agente clareador potente e o ácido láctico age como esfoliante. Misture partes iguais de mamão verde e iogurte e bata no liquidificador. Deixe a pasta sobre a pele por 10 minutos e lave em seguida com sabonete líquido e água morna. Você pode fazer o tratamento 2 vezes por semana.mamao verde
  4. Aveia, mel e leite – uma mistura desses ingredientes esfolia e clareia. Mel contém pequenas quantidades de peróxico que clareia a pele. Deixe a mistura sobre a pele por 20 minutos e enxágue. Você pode fazer esse tratamento dia sim, dia não.aveia e leite
  5. Limão e babosa – misture suco de meio limão em meia colher de babosa (aloe vera) e uma colher de água, bata no liquidificador e deixe sobre a pele limpa por 20 minutos, lave bem em seguida. Faça esse tratamento a noite e proteja a sua pele contra o sol no dia seguinte.limao

É aconselhado que todos os tratamentos citados sejam feitos à noite. É importante proteger a pele contra os efeitos do sol, que podem causar ainda mais hiperpigmentação em peles sensibilizadas pelos tratamentos clareadores.

O artigo Lista de Dicas Caseiras para Tratar Hiperpigmentação foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/lista-de-dicas-caseiras-para-tratar-hiperpigmentacao.html

Deixe uma resposta