Fatores que diminuem a chance de gravidez – em Mulher de Corpo

Reportagem: Camila Saipp



hábitos que influenciam a fertilidade

Tabagismo, consumo de álcool e alimentação inadequada são
alguns dos fatores que podem dificultar a gravidez 
Foto: Caio Mello 

São vários os fatores clínicos que podem influenciar na possibilidade da mulher engravidar, mas alguns simples hábitos dos pais também acabam contribuindo para aumentar a dificuldade da concepção. Nos casos em que nem o pai, nem a mãe apresentam algum problema em seus órgãos reprodutores que leve à infertilidade e mesmo assim não conseguem gerar uma criança, a explicação pode estar no estilo de vida do casal.

De acordo com o ginecologista Dr. Joji Ueno, o casal só pode ser considerado infértil após ausência de gravidez depois de 12 meses de relações sexuais regulares sem uso de método anticoncepcional. “Após um ano sem conseguir engravidar, o casal deve procurar assistência médica para uma avaliação adequada. Durante esse período, analisamos o estilo de vida do homem e da mulher, os hábitos alimentares, o nível de estresse, a ansiedade e a forma como o casal está lidando com a dificuldade de concepção”, explica o médico.

O Dr. afirma ainda que caso a infertilidade não seja comprovada, o responsável pela dificuldade de engravidar pode ser o estilo de vida que os futuros papais estão levando. “O tabaco pode interferir na menstruação da mulher e causar anomalias, bem como o elevado consumo de álcool pode afetar a produção de esperma. A combinação desses fatores de risco pode reduzir ainda mais a fertilidade”.

A ginecologista Viviane Monteiro reforça: “hábitos como tabagismo, consumo exagerado de bebida alcoólica, alimentação inadequada, sedentarismo, etc. podem influenciar negativamente na possibilidade de gravidez”. E ainda recomenda: “Praticar atividades físicas e manter um estilo de vida saudável contribuem para aumentar suas chances”.

O artigo Fatores que diminuem a chance de gravidez – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/fatores-que-diminuem-a-chance-de-gravidez/3096

Deixe uma resposta