Exames de prevenção feminina gratuitos – em Mulher de Corpo

Texto Redação | Foto Shutterstock



Exames de prevenção feminina gratuitos 

A Clínica de Enfermagem da UnG realizará até novembro uma série de ações pela Campanha de Atenção à Saúde da Mulher, iniciativa que envolve alunos e professores do curso em prol do bem-estar da população feminina.

Entre os serviços oferecidos, todos gratuitos, estão exame das mamas e laboratoriais (colesterol, glicemia e sorologia para rubéola), além da coleta de papanicolaou e orientações para prevenção.
Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite. Não é preciso ter encaminhamento médico.

Segundo a coordenação da Campanha, a coleta de papanicolaou deve ser realizada em mulheres a partir do início da atividade sexual, com repetições anuais. Isso ajudará a prevenir lesões precursoras do câncer de colo de útero, principalmente as alterações causadas pelo Papilomavírus (HPV), responsável por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero, segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA. 

Para a realização do exame de papanicolaou é preciso seguir as seguintes recomendações:
– não pode estar menstruada. Preferencialmente aguardar o 5.° dia após o término da menstruação;
– não poderá usar creme vaginal nem se submeter a exames intravaginais (ultrassonografia) nos dias que antecedem ao exame;
– estar em abstinência sexual de 48 horas.

Serviço
Campanha de Atenção à Saúde da Mulher
Data: até novembro/2014
Local: Clínica de Enfermagem da UnG – Campus Guarulhos-Centro (Praça Tereza Cristina, 88, Centro, Guarulhos-SP)
Agendamento de exames: (11) 2464-1188

O artigo Exames de prevenção feminina gratuitos – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/exames-de-prevencao-feminina-gratuitos/6401

Deixe uma resposta