Evite Protetores Solar que Contêm Toxinas e Podem Engordar

A matéria Evite Protetores Solar que Contêm Toxinas e Podem Engordar
você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.


Este artigo é dedicado a nossa querida leitora Dani, que levantou a seguinte pergunta: Protetor Solar Engorda? Abaixo, segue o e mail que a Dani nos enviou:

“Olá meninas, tudo bem?

Recebo e mail do blog todos os dias com as atualizações e adoro! Gosto muito da seriedade com que tratam os assuntos abordados, dando dicas valiosíssimas e muitas vezes simples.

Infelizmente somos vítimas do mercado que necessita “empurrar” sem piedade seus produtos, não importando se isso desrespeita nosso bolso, saúde, animais, etc…precisam enriquecer as nossas custas e saúde que vão pelo ralo e nem temos a chance de nos defendermos a não ser quando abrem nossos olhos como o PB.

Bem não vim escrever um artigo, na verdade, além de dar um oi e parabenizar pelo trabalho, estou muito preocupada com uma entrevista que lí e se já possui algo parecido no site desculpem mas realmente não ví.

Bom, resumindo: comecei a ler um artigo sobre Dr. Lair Ribeiro sobre refrigerante e juro não coloquei mais na boca nem um gole, não passava um dia sem. Mas como aqui vejo que tratam com seriedade o uso de cosméticos, seus componentes, o que causam na nossa saúde, resolvi escrever.

Já vi em vídeo, mas li também entrevista em um blog sobre os filtros solares que bloqueiam a função da glândula tireoide com o componente 4-mbc. Contém mais informações se quiserem ver melhor neste blog:

http://arraseecase.blogspot.com.br/2010/11/filtro-solar-engorda.html

Já ouviram falar sobre isto? Realmente estamos nos empanturrando de filtro, os dermatologistas nos mandam usar sem dó, médicos, etc e nos causam mais mal que bem? Fico realmente receosa do que mais fazem e agimos inocentemente pensando que estamos nos protegendo, protegendo nossos filhos, família. Muitas coisas pra mim caíram por terra há muito tempo, mas acredito que ainda existem muitas coisas que nos fazem mal sem sabermos.

Me desculpem pela carta, não pensei em outras pessoas para conversar a não ser vocês que atingem um grande público. Se isto for realmente verdade, nós mulheres que temos a maior incidência de problemas na tireoide (incluindo eu mesma), podemos estar casa vez mais com problemas de saúde de causa desconhecida.

Obrigada!

Um grande beijo,

Dani”

Muito obrigada pelo carinho e confiança, Dani, e pelas dicas valiosas! Eu já tinha visto alguns artigos sobre os possíveis riscos de vários ingredientes contidos na maioria dos protetores solar e, francamente, dá para ficar confusa com tanta informação.

Eu adoraria poder falar que isso é mais um mito propagado pela mídia por qualquer razão, mas infelizmente, não é o caso – protetor solar pode engordar sim por conter ingredientes estrogênicos, ou seja, que podem interferir com a função hormonal natural do organismo e causar vários problemas, como aumento de peso.

O pior é que não é só isso, há vários outros ingredientes comumente usados em protetores solar que podem causar vários outros danos à saúde.

1. benzophenone-3 (Bp-3)

2. homosalate (HMS)

3. 4-methyl-benzylidene camphor (4-MBC)

4. octyl-methoxycinnamate (OMC)

5. octyl-dimethyl-PABA (OD-PABA)

Um estudo feito pelo Instituto de Pharmacologia and Toxicologia na Universidade de Zurich, na Suiça, concluiu que os ingredientes acima são estrogênicos e devem ser evitados.

Mais recentemente o Environmental Working Group, uma entidade de proteção ao consumidor e meio ambiente dos EUA, alertou que os protetores contendo oxybenzone, retinyl palmitate (um tipo de vitamina A) e que tivessem fator acima de 50 devem ser evitados, por serem considerados tóxicos.

  • oxybenzone – é absorvido pela pele e aumenta a produção de radicais livres, o que pode causar certos tipos de câncer.
  • retinyl palmitate (tipo de vitamina A) – estudos feitos em ratos demonstraram que o risco de câncer de pele aumenta quando esta é exposta a este ingrediente. Estudos em seres humanos ainda não são conclusivos.
  • FPS acima de 50 – quanto maior o fator de proteção, maior a quantidade de ingredientes tóxicos.

Não é preciso investir em protetores com FPS alto, na verdade a proteção que eles oferecem a mais é praticamente insignificante.

FPS 15 bloqueia ~93% dos raios UVB
FPS 30 bloqueia ~97% dos raios UVB
FPS 50 bloqueia ~98% dos raios UVB
FPS 100 bloqueia ~99% dos raios UVB

Os Piores Protetores Solar

De acordo com o Environmental Working Group, estes são alguns dos piores bloqueadores solar no mercado (as marcas são americanas, mas algumas são vendidas no Brasil. Marcas brasileiras não fizeram parte desta avaliação):

  • Neutrogena Fresh Cooling Body Mist Sunblock, FPS 70
  • Aveeno Continuous Protection Sunblock Spray Active, FPS 70
  • Banana Boat Sport Performance Active MAX Protect Continuous Spray Sunscreen, FPS 110
  • Coppertone Sport Clear Continuous Spray Sunscreen, FPS 90

Os Melhores Protetores Solar

Os melhores são os bloqueadores solar físicos, ou seja que contêm óxido de zinco e dióxido de titânio. É importante ler os rótulos e checar os ingredientes. Aqui vão algumas recomendações de protetores seguros:

  • Coppertone Kids Pure & Simple Sunscreen Lotion, FPS 50
  • La Roche Anthelios SX Daily Moisturizer, FPS 15
  • Eucerin Everyday Protection, FPS 30
  • Pomada a base de óxido de zinco, como pomadas para assaduras.

A melhor maneira de decidir qual é o melhor protetor solar é sempre ler o rótulo e descobrir quais são os ingredientes, a cada dia que passa estudos revelam que mais e mais ingredientes cosméticos nos fazem mais mal do que bem. Pode ser frustrante saber que o que você acreditava ser seguro mês passado, já não é mais hoje, no entanto é preciso ficar sempre ligada nessas novas descobertas. Por exemplo, o Bloqueador Solar Cenoura e Bronze que já foi recomendado aqui no PB e já foi considerado o melhor no mercado pelo Pro Teste contém octyl-methoxycinnamate, ingrediente que pode causar probemas de tireoide.

Opte por produtos orgânicos e infantis e quanto menos palavras difíceis você vê no rótulo, maiores as chances do produto ser seguro e vale repetir, aposte em protetores físicos (com óxido de zinco) ao invés de protetores químicos (aqueles cheios de palavras impronunciáveis). E não se esqueça, é muito importante se proteger contra os raios do sol e é preciso reaplicar o bloqueador solar a cada 2 horas. Fique esperta, linda e bem protegida neste verão!

O artigo Evite Protetores Solar que Contêm Toxinas e Podem Engordar
foi originalmente publicado em http://feedproxy.google.com/~r/produtos-de-beleza/~3/VIdgL3BrK2A/evite-protetores-solar-que-contem-toxinas-e-podem-engordar.html

Deixe uma resposta