Escolha os queijos menos calóricos para saborear no inverno – em Nutrição

No inverno, um queijinho cai super bem como petisco, lanche, fondue… A Corpo a Corpo contou as calorias dos principais tipos de queijos para você escolher os mais leves e saborear sem culpa

Reportagem: Carla Festucci



Queijos

Como petisco, lanche, fondue… Os queijos caem super

bem no inverno

Foto: Fábio Mangabeira

Os queijos com poucas calorias podem ser consumidos moderadamente, viu?  Eles  fornecem vitaminas A e D ao organismo, e minerais como potássio e magnésio. Ótima opção para saborear no inverno, eles são fonte de proteínas de alto valor biológico, ou seja, aquelas que fornecem todos os aminoácidos essenciais ao organismo em quantidade suficiente. Além disso, esse alimento é uma das principais fontes de cálcio da dieta, nutriente essencial para a saúde óssea, cardiovascular e para o funcionamento de diversas reações no organismo.

“Atualmente, vários estudos relacionam o consumo de alimentos ricos em cálcio com menor Índice de Massa Corporal [IMC] e quantidade de gordura corporal no organismo“, afirma a nutricionista Tatiana Barão, da empresa Naturalis (SP).


Mas não é por causa disso que a gente pode exagerar! Por ser rico em gorduras saturadas, é importante que os queijos sejam consumidos com moderação. O ideal é optar por queijos menos calóricos.

Queijos possuem em média 13% de gordura saturada. É verdade que esse tipo de gordura quando consumido em excesso aumenta o LDL, também chamado de colesterol ruim. Mas os queijos possuem também cerca de 6% de gordura mono-insaturada, que promove o aumento do colesterol bom, o HDL, e por isso é chamada de gordura do bem”, explica o queijólogo da Tirolez Queijos.

Para você saborear essa delícia sem culpa neste inverno, a Corpo a Corpo contou as calorias dos principais tipos de queijos, com a ajuda da nutricionista Tatiana Barão (os valores foram calculados para uma porção de 100g). Confira e saiba qual a escolha mais leve para não brigar com a balança na próxima estação…

Cottage – 103 kcal
Ricota – 138 kcal
Requeijão – 257 kcal
Minas Fresco – 264 kcal
Muçarela – 300 kcal
Muçarela de Búfala – 300 kcal
Brie – 334 kcal
Catupiry – 343,5 kcal
Cream Cheese – 349 kcal
Provolone – 351 kcal
Prato – 352 kcal
Gorgonzola – 353 kcal
Suíço – 380 kcal
Parmesão duro – 392 kcal
Cheddar – 403 kcal

Segundo Tatiana, os queijos mais leves são o cottage, a ricota e o minas fresco, que, além de fornecer menos gorduras, contribuem com boas doses de proteínas.


O requeijão, apesar do baixo número de calorias, deve ser observado com cuidado. “As calorias do requeijão provém principalmente de gorduras, sendo pouco fornecido na forma de proteína”, adverte a nutricionista.

Entre os queijos amarelos, a muçarela é o mais indicado, pois, apesar de gorduroso, possui densidade energética um pouco menor. “Vale ressaltar que a muçarela de búfala, apesar da coloração branca, possui valor calórico e percentual de gordura muito semelhante à muçarela do leite de vaca”, completa Tatiana Barão.

Em relação aos queijos mais duros e amarelos, não há muito como fugir, são todos bastante gordurosos e ricos em sódio, devendo ser evitados e consumidos com moderação.

O artigo Escolha os queijos menos calóricos para saborear no inverno – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/escolha-os-queijos-menos-caloricos-para-saborear-no-inverno/2405

Deixe uma resposta