Entenda as causas do inchaço nas pernas no dia a dia – em Cuidados com o corpo

Sabia que a sua rotina diária pode contribuir para causar o inchaço nas pernas? Pois é, o sangue que está nas pernas não consegue retornar ao coração, causando sintomas como inchaço, dor nas pernas e, em casos mais graves, coágulos e trombose. Fique por dentro!

Por Kelly Miyazato



Entenda as causas do inchaço nas pernas no dia a dia
Foto: Danilo Borges

Você tem notado as pernas inchadas no final do dia? De acordo com Ary Elwing – angiologista especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, essa situação é decorrente de uma dificuldade no retorno venoso. O sangue que está nas pernas não consegue retornar ao coração, causando assim inchaço, dor nas pernas e, em casos mais graves, coágulos e trombose.

As causas para o inchaço dos membros são diversificadas. “Alguns medicamentos são vasodilatadoras, o que causa o aumento do volume de sangue circulante nas pernas e, com isso, a dificuldade no retorno. Vale lembrar que outra causa é a elevação da temperatura climática”, explica.

Quando as temperaturas estão elevadas é comum que as pernas fiquem inchadas. “Os vasos se dilatam para manter a temperatura corpórea, fazendo que ocorra um extravasamento de líquidos nas pernas e nos pés. Essa reação do corpo prejudica a absorção pelo sistema linfático e, com isso, dificulta o retorno sanguíneo”, afirma.


Mas não são apenas essas razões que causam o inchaço nas pernas no final do dia. “Problemas cardíacos ou renais, alterações hormonais, a obesidade, o sedentarismo e até mesmo permanecer longos períodos na mesma posição, seja ela sentada ou em pé, são outros fatores que causam uma dificuldade no bombeamento de sangue na panturrilha para o coração” alerta.

“Vale ressaltar, que assim ao notar sintomas dessa natureza, procure um especialista para que ele possa orientá-la”, recomenda.

*Agradecimentos ao Ary Elwing, angiologista, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser. 

 

O artigo Entenda as causas do inchaço nas pernas no dia a dia – em Cuidados com o corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/entenda-as-causas-do-inchaco-nas-pernas-no-dia-a-dia/6098

Deixe uma resposta