Dieta gourmet com 10 receitas para ajudar a emagrecer – em Receitas Light

Por Kelly Miyazato



Dieta gourmet com 10 receitas para ajudar a emagrecer
Foto: Danilo Borges 

Se o seu projeto é perder peso, então, veja as dicas das especialistas e invista na dieta gourmet com 10 receitas para ajudar a emagrecer. Afinal, o processo de emagrecimento pode e deve ser além de delicioso, sem peso na consciência. Confira os principais benefícios das sugestões de receitas e a galeria de dar água na boca!

Receita de abobrinha recheada 
Além de pouco calórica, a abobrinha é rica em potássio e ajuda no controle da hipertensão. De acordo com Ana Luisa Vilela, nutróloga da clínica Slim Form, ela possui niacina, vitamina A e vitaminas do Complexo B, além de minerais como o potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio. O alimento ainda é rico em manganês. “Uma xícara de abobrinha contém 19% da RDA de manganês, que contribui para ajudar a metabolizar proteínas e hidratos de carbono; participa da produção de hormônios sexuais, catalisa a síntese de ácidos graxos e colesterol”, afirma.

“Os benefícios do queijo cottage, do recheio do prato, incluem: auxílio na perda de peso; uma boa fonte de proteínas, diferentes minerais, tais como cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco e selênio; vitaminas do complexo B; gorduras saudáveis, além de contrinuir para a redução do risco de câncer de mama”, explica.


Receita de atum grelhado
O Atum é um peixe extremamente nutritivo, rico em proteínas de alta qualidade, fonte de nutrientes importantes, como o selênio, minerais, magnésio e potássio, vitaminas do Complexo de Vitamina B, Ômega-3 e ácidos graxos essenciais. “O consumo do atum resulta em: combate ao colesterol ruim; saúde dos olhos; prevenção de alguns tipos de câncer, em especial os do aparelho digestivo; benefícios ao cérebro; age no humor, na resposta a insulina e ainda promove uma desintoxicação. Aliando o Ômega-3 e o Selênio à produção de glutationa peroxidase, antioxidante essencial para o melhorar o funcionamento do fígado saudável”, conta Ana Luisa Vilela, nutróloga da clínica Slim Form.

Receita de Smoothie de frutas vermelhas
“As frutas vermelhas possuem antocianinas, que auxiliam na prevenção e diminuição de alguns tumores; são ricas em flavonoides e antioxidantes que agem neutralizando os efeitos dos radicais livres. Atuam na melhoria das funções cerebrais, do sistema imunológico, da visão e ajudam a retardar o envelhecimento da pele”, diz.

Receita de torta de legumes
Além de ser pouco calórica, apenas 192 calorias por porção em média, é também uma refeição bastante completa, pois contém carboidratos e proteínas. Ana Luisa Vilela, nutróloga da clínica Slim Form conta: “Com vegetais variados, possuem também nutrientes como: vitaminas C; vitaminas do complexo A e B, com betacaroteno; além dos minerais como cálcio, fósforo, ferro, selênio e fibras”.

Receita de batata recheada 
Rica em carboidratos, a batata possui baixa quantidade de gordura e contém vitaminas do complexo B (a mais abundante é a B6) e vitamina C, além de ferro, potássio, cálcio, grande quantidade de fósforo e amido. “Contendo boa quantidade de nutrientes, a batata traz benefícios para nossa vida, ao reduzir o risco de contágio de inúmeras doenças, prevenir pequenos males, curar problemas de úlceras no estômago e até na redução da pressão arterial”, fala Ana Luisa Vilela, nutróloga da clínica Slim Form.

Receita de sagu com frutas
De acordo com Miriam Lacerda, nutricionista, o sagu é um macronutriente considerado fonte de energia, que contém carboidrato e possui baixo teor de gordura.“O suco de laranja é rico em vitamina C (fortalece o sistema imunológico), A, B1, B2, B3, B5, B6 (que pode aumentar a hemoglobina e facilitar o transporte do oxigênio) e B9″, conta. 

Miriam diz: “A manga possui minerais importantes como: potássio, zinco, selênio e magnésio. Rica em vitamina C e E, em carotenoides, sem falar no predominante betacaroteno, ajuda a proteger contra infecções e degeneração da visão”.

Receita de lasanha de espinafre e ricota
A ricota oferece fácil digestão, devido ao perfil de aminoácidos em sua composição. Miriam Lacerda, nutricionista, explica que o alimento contém vitaminas A, D, E, B e minerais como zinco, iodo, selênio, potássio e fósforo. Possui alto teor de cálcio, importante para formação e manutenção dos ossos e dentes, prevenção de osteoporose.

“No caso do espinafre, contribui de forma positiva na dieta, por conta das baixas calorias. É rico em ferro e caroteno, vitaminas do complexo B e ácido fólico”, completa.

Receita de torta de maracujá 
Segundo Miriam Lacerda, nutricionista, o suco de maracujá contém baixas calorias; alto valor nutritivo (vitamina C,  completo B e sais minerais); assim como, possui propriedade calmante, devido às substâncias alcaloide e bioflavonoide. 

“Leite desnatado, ricota, requeijão light são laticínios ricos em  cálcio, considerados importantes para a formação e manutenção dos ossos e dos dentes. Além de ajudar na prevenção da osteoporose, são ótimas fontes de proteína”, reforça.

Receita de berinjela recheada 
Miriam Lacerda, nutricionista, afirma que a carne moída é excelente fonte de proteína, rica em ferro e considerada importante para prevenção de anemia, principalmente nos grupos de risco: crianças, gestantes e idosos em geral. Além de ser fundamental para formação de hemoglobina, apresenta todas as vitaminas lipossolúveis (A, D, K e E) e as hidrossolúveis do complexo B, principalmente a B12. Contém vários nutrientes e possui alto valor biológico, ou seja, aminoácidos essenciais. É uma ótima opção de alimento para praticantes de atividade física, ou mesmo quem está de dieta.

“A berinjela é uma ótima fonte de vitamina B6, K, magnésio e fibras. O alimento de baixa caloria é uma boa opção para quem está em processo de emagrecimento”, conta.

“O licopeno contido no tomate tem função antioxidante, com capacidade de ajudar a proteger as células e outras estruturas do corpo dos danos causados pelo oxigênio. Alimento útil no controle do colesterol, conta com baixas calorias, é rico em fibras, minerais e vitaminas, recomendado para redução de peso”, recomenda.

Receita de salada refrescante de verão 
Miriam Lacerda, nutricionista esclarece que a alface americana, fonte de vitamina A, vitamina K, folato, ferro, fósforo, potássio, manganês  carotenóides; possui baixas calorias e contribui para a perda de peso. 

“Os principais nutrientes do tomate cereja são: vitamina A, C e licopeno. Já a beterraba possui licopeno e outros carotenóides; pigmento como betacianina, considerado o legume com maior potencial antioxidante; além de ser fonte de vitamina A e K, contém vitaminas do completo B (B1,B2,B5,B6,B9), vitamina C, E e minerais”, conta.

Miriam comenta que a cenoura é fonte de cálcio, potássio, vitamina A, betacaroteno, luteína e zeaxantina, que auxiliam na prevenção da cegueira. “Pimentão é fonte de vitamina C. Quando maduro, é fonte de vitamina A, cálcio, fósforo e ferro. No caso dos brócolis contêm potássio, ácido fólico, magnésio, fosfato, vitamina A e C e complexo B”, afirma.

“O melão, dentre as frutas frescas, é a mais rica em sódio. Sua composição é de 80% água, com quantidades moderadas de açúcar. Portanto, é um alimento de baixa caloria. Contém potássio, magnésio e cálcio”, completa. 

*Agradecimentos à: Ana Luisa Vilela, nutróloga da clínica Slim Form, Renata Fidelis Amorim – nutricionista, Ivone Fernandes – chef do Spa Sorocaba e Miriam Lacerda – nutricionista.  

O artigo Dieta gourmet com 10 receitas para ajudar a emagrecer – em Receitas Light
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/receitas-light/dieta-gourmet-com-10-receitas-para-ajudar-a-emagrecer/7195

Deixe uma resposta