Dicas para espantar a preguiça e começar o ano malhando – em Treino aeróbico

Por mais que a preguiça tente acabar com a sua força de vontade, algumas dicas podem te ajudar a superá-la. Confira!

Reportagem: Camila Saipp



dicas para espantar a preguiça

Escolher uma atividade que te dê prazer traz motivação para começar a praticá-la
Foto: Shutterstock 

2013 já começou e com ele, a necessidade de colocar em prática todas aquelas promessas e resoluções de ano novo. Se um de seus objetivos era começar a malhar e praticar atividades físicas, mas você não encontra nenhuma motivação pra isso, saiba que é preciso ter muita força de vontade para superar essa preguiça. “Alguns fatores externos relacionados ao clima e ao horário podem interferir no seu rendimento e também na disposição em iniciar algum tipo de exercício. O importante é que você se mantenha motivado e não desista ou deixe para o dia seguinte. Para superar esta barreira, basta ter força de vontade!”, afirma Priscila Maia, enfermeira e diretora do CEMO. 

Mas ainda que a preguiça seja a principal responsável por afastar tanta gente das atividades físicas, a psicóloga Cynthia Boscovich afirma que em alguns casos, ela pode ser confundida com um quadro depressivo, por isso, todo cuidado é pouco: “Há muitos casos em que o paciente queixa-se a respeito de desânimo e, na verdade, trata-se de um início de depressão. Para identificar com precisão quais são os sintomas e, eventualmente, detectar o melhor tratamento a ser seguido, é necessário um bom diagnóstico”.

Superado o desânimo, é hora de colher os frutos que a disposição traz para o bem-estar do indivíduo: “O principal benefício é a melhora na qualidade de vida. Pessoas dispostas têm uma chance maior de alcançar seus objetivos pessoais, como perda de peso ou melhora no condicionamento físico. Estas mudanças físicas proporcionam também uma melhora no estado mental de cada pessoa. Ao ver que é possível vencer a preguiça, o lado psicológico passa a atuar a favor do indivíduo, fazendo com que ele enfrente novos desafios e consiga enxergar soluções para problemas até então impossíveis de serem resolvidos, mantendo-se sempre motivado e em busca de suas metas”, completa a Priscila.

Espantando a preguiça

Para te ajudar a afastar, de uma vez por todas, a preguiça do seu dia a dia e conseguir dedicar um tempo ao seu corpo, Priscila Maia e Cynthia Boscovich dividiram alguns conselhos com a gente. Preste atenção e coloque, o mais rápido possível, em prática!

Invista em si mesmo: priorizar o emocional é muito importante para entrar em contato com as suas dificuldades e também facilidades. O autoconhecimento contribui muito para a percepção dos interesses, habilidades e consequentemente a realização das escolhas.


Faça o que gosta: busque uma atividade que seja prazerosa para você. Desta forma as chances de você se desmotivar serão menores e a preguiça passará longe. 

Defina seus objetivos: quando você tem uma meta bem estabelecida, fica mais fácil encontrar motivação para chegar aonde deseja.

Se respeite: não adianta exagerar, se você for além dos limites do seu próprio corpo, pode acabar se lesionando. Isto fará com que você tenha de se ausentar dos treinamentos por um período que varia de acordo com o grau da lesão desenvolvida. É um prato cheio para a preguiça tomar conta de você!

Descansar é necessário: entenda que o repouso é uma parte importante de qualquer rotina de atividades físicas. Sem ele, seu corpo não consegue recuperar as energias gastas, fazendo com que o cansaço se acumule e abrindo as portas para a preguiça.

Faça por você: não queira mudar ou atingir um objetivo para provar algo a alguém. Queira ser mais saudável por você mesmo. A luta contra a preguiça é sua. Vai deixar ela ganhar?

Aproxime-se de quem pratica atividades físicas: estar perto de quem já tem o hábito de se exercitar, te dá motivação para se movimentar também.

 

O artigo Dicas para espantar a preguiça e começar o ano malhando – em Treino aeróbico
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/fitness/treino-aerobico/dicas-para-espantar-a-preguica-e-comecar-o-ano-malhando/3207

Deixe uma resposta