Dicas para eliminar o estresse – em Mulher de Corpo

Reportagem: Caroline Sarmento



stresse

Leve a vida mais leve! O estresse cotidiano pode afetar suas relações e desempenho no trabalho
Foto: Danilo Borges / Edição de moda: Tomaz Souza Pinto

A rotina deixa qualquer mulher fora de controle: filhos, TPM, trabalho, cursos… Como uma bomba relógio, os nervos podem explodir a qualquer momento. Mas saiba que existem meios de controlar o estresse cotidiano com hábitos atividades diversas. Veja algumas dicas para amenizar os níveis de estresse e continuar o dia numa boa:

Diga não a ansiedade!

De acordo com o estudo realizado pelo IPq (Instituto de Psiquiatria) do Hospital das Clínicas, só na grande São Paulo, 20% dos paulistas sofrem com a ansiedade. Uma das causas do estresse são as situações de emergências (fatos inusitados). Para se livrar do problema, a dia é buscar distrações, como caminhar, ler um livro, etc.. 


Hidroginástica

O esporte é versátil: pode ser realizado em grupo, ou individualmente, com músicas agitadas, ou relaxantes. Dentre os benefícios, a hidromassagem tem o poder de queimar calorias e mandar o estresse embora também. A pressão da água e exercícios que alongam, fortalecem e relaxam os músculos, acalmando os ânimos.

Desabafe

Guardar mágoa também pode gerar estresse. Todo conflito é uma situação agravante e pode piorar a relação, seja ela qual for. Por isso, não se reprima! Desabafe com um bom amigo ou exerça uma boa comunicação com as pessoas a sua volta. A interação social também ajuda a minimizar o estresse.

Invista na Yoga

Se os níveis de estresse já ultrapassaram os limites, invista em uma atividade como a yoga. A prática promove o autoconhecimento e acalma. Uma dica é arriscar na yoga hormonal, que além de mandar embora o estresse acaba com a ansiedade, os desconfortos pré-menstruais e o cansaço.

Cultive o lado criativo

Uma dica para extravasar os ânimos é explorar o lado criativo ou se aproximar das artes. Uma pesquisa realizada Centro de Medicina do Envelhecimento da Universidade Católica de Roma, em conjunto com a Galeria Nacional de Arte Moderna, apontou que observar obras de arte diminui o estresse e também surte efeitos positivos em pacientes com Alzheimer.

Atenção na alimentação


Procure incluir no cardápio grãos integrais, café e chá verde, frutas cítricas, maçã, macarrão, arroz, pão integral, semente de girassol, gergelim ou abóbora, que são indicados para amenizar os níveis de estresse.

Reflexologia

Além de amenizar a insônia, ansiedade e dor de cabeça a reflexologia (terapia feita com massagens nos pés em pontos específicos para cada problema) também ajuda a diminuir o estresse. A prática pode ser feita em casa, após o trabalho e um banho relaxante.

Organize-se

Com o dia planejado, dificilmente as tarefas darão errado. O estresse também é causado pelo acúmulo de tarefas. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition revelou que as mulheres com estresse no trabalho tendem a comer mais. Por isso, fique tranquila que todos os afazeres, se bem planejados, são concluídos no seu tempo. Se não deu certo, não se martirize por não ter conseguido. Respire fundo e continue as tarefas no dia seguinte. Organize-se!

Na dúvida, recorra à música

Se a fúria é momentânea, pegue a música mais calma, ou mais inspiradora e coloque para tocar no último volume. Nada como uma boa melodia pala extravasar os momentos de tensão.

O artigo Dicas para eliminar o estresse – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/dicas-para-eliminar-o-estresse/2233

Deixe uma resposta