Dicas para amenizar os efeitos da TPM – em Mulher de Corpo

Texto: Karine César | Adaptação: Nathália Henrique



Dicas para amenizar os efeitos da TPM

Foto: Shutterstock

Quer acabar com o temido estresse antes da menstruação? Fúlvia G. Hazarabedian, nutricionista e coordenadora do Departamento de Nutrição da rede de academias Bio Ritmo (SP), dá dicas de  nutrientes para amenizar os efeitos da TPM:

Vitamina B1

Atua na produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo prazer e bem-estar. Fontes: arroz integral, amendoim, aveia, sementes de linhaça,de girassol e de gergelim.

Vitamina B6

Alivia o enjoo, a dor de cabeça e a irritabilidade. Fontes: nozes, batata, banana, salmão, frango, folhas verdes e leguminosas (feijão e lentilha).

Vitamina B12

Previne a anemia e a falta desta vitamina pode causar aquela conhecida “tristeza repentina”. Fontes: carne vermelha, laticínios, levedo de cerveja, ovo, fígado, peixe e frutos do mar.


Vitamina C

Ajuda a controlar a tensão emocional e o estresse. Fontes: laranja, limão, kiwi, acerola, abacaxi, morango,goiaba, caju e cebola.

Vitamina E

Evita as dores de cabeça,nas mamas e cólicas. Também melhora o humor. Fontes: cereais integrais, castanhas, azeite de oliva, óleo de soja e de girassol e gema de ovo.

Magnésio

Combate a tristeza, a irritabilidade e o nervosismo. Fontes: folhas verde-escuras, brotos germinados, arroz integral, gergelim,grão-de-bico e amêndoa.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 259

O artigo Dicas para amenizar os efeitos da TPM – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/dicas-para-amenizar-os-efeitos-da-tpm/7795

Deixe uma resposta